A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) segue monitorando a situação das chuvas na cidade. Até o momento 168 ocorrências foram registradas, sendo destas, 121 deslizamentos de terras. Apesar dos danos todas as vias atingidas já foram desobstruídas e nenhuma está com ponto de alagamento neste momento.
Segundo o AlertaBlu desde o domingo (18) até agora, 148,8 milímetros em média de chuva foram registrados. A previsão do tempo indica que o sistema de baixa pressão tende a perder força, diminuindo os riscos de novas chuvas. Na quarta-feira (21) o dia deve alternar momentos de nebulosidade com aberturas de sol, podendo haver chuva isolada em alguns momentos. A possibilidade de enchente está totalmente descartada de acordo com a Defesa Civil, entretanto em virtude do solo encharcado, novos deslizamentos ainda podem ocorrer.
Em consequência das chuvas, 47 pessoas estão desalojadas e foram realocadas a casa de parentes e outras 4 foram encaminhados ao Amblu – Abrigo Municipal de Blumenau. Estas famílias atingidas residem na Rua Julio Michel, no bairro Fortaleza, na Rua Benigno Joaquim dos Santos, no Ribeirão Fresco, na Rua José Pawlak na Velha Grande, Rua Gonçalves Dias na Escola Agrícola, Rua Isidoro Correa na Ponta Aguda e no bairro Nova Esperança onde as ruas Henrique Reif, Soterio Pereira e Augusto Groh também tiveram residências atingidas.
A Região Sul é o local mais afetado com o número de 125 e outras 43 ocorrências na Região Norte. Por questão de segurança o acesso Velha-Garcia está interditado aos veículos.
A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), permanece realizando o trabalho de manutenção e limpeza pública para o quanto antes normalizar a situação dos bairros e acessibilidade dos moradores. As duas últimas vias desobstruídas pela secretaria foram na Rua Benigno Joaquim dos Santos, no Ribeirão Fresco e na Rua Barcelona no Garcia.
Ponte da Rua Hermann Baehr
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) informa que o ocorrido registrado no bairro Progresso, na Rua Hermann Baehr, onde a forte chuva sobrepôs o acesso provisório na última madrugada, já está recebendo a devida atenção. As equipes de trabalho da empresa executora atuaram nesta terça-feira a fim de restabelecer a passagem da comunidade. Inicialmente a passagem de pedestres foi assegurada e agora durante a tarde o acesso ainda de modo provisório foi providenciado já sobre a nova estrutura que está em construção. Lembrando que, apesar da chuva, a nova ponte que está sendo erguida para substituir o antigo pontilhão de madeira está intacta e não corre nenhum risco de desabamento. O local continuará sendo monitorado pelo município.
Seja o primeiro a comentar