Na próxima segunda-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) inicia a vistoria nos veículos de transporte escolar de Blumenau. A inspeção, que valida os veículos que podem operar no transporte escolar da cidade, é feita sempre no início de cada semestre para garantir a segurança de crianças, pais, motoristas, monitores e da população como um todo.
Para circular no primeiro semestre de 2023, as vistorias podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-7006 e pelo WhatsApp (47) 99936-3977. As vistorias acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na secretaria que fica localizada na Rodoviária de Blumenau, na Rua Dois de Setembro, nº 1.222, bairro Itoupava Norte.
“Apenas os veículos aprovados pela vistoria estarão liberados para a prestação de serviços ao longo do primeiro semestre nas redes de ensino municipal, estadual e particular nos limites de Blumenau. Para identificar esses veículos, um selo amarelo é colado junto ao para-brisas para ser verificado por pais, responsáveis e instituições escolares” destaca o diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite.
É importante lembrar que antes de chegar para a vistoria do município, os veículos escolares também passam pelas vistorias da parte elétrica, mecânica e visual conforme a legislação do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, que é feita por empresas credenciadas pelo INMETRO.
Entenda a vistoria
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como: luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do(a) motorista e do(a) monitor(a).
O(a) motorista também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a SMTT pelo telefone (47) 3381-7006 para mais informações. Já os relatos de irregularidade podem ser informados à administração por meio da ouvidoria do município no telefone 156, opção 3. Ou ainda pelo ramal (47) 3381-7022 e e-mail [email protected]
Lista de documentos:
Motorista
– CNH de categoria D ou E, com observação de que Exerce Atividade Remunerada (EAR)
– Curso de condutor para transportes escolares
– Certidão de antecedentes criminais emitido pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal
Monitores
– RG
– Foto 3×4
– Autorização de pais/responsáveis para monitores que tenham entre 16 e 18 anos
Permissionário
– Vistoria veicular do Inmetro
– Alvará
– Aferição do cronotacógrafo
– Listagem das crianças que serão transportadas
Seja o primeiro a comentar