A frase e a foto são da Folha de São Paulo e representam muito o sentimento da grande maioria dos brasileiros. Não vai ter golpe!
A democracia tem suas dificuldades e contradições, mas é de longe o melhor regime político que se inventou na história. Não é um punhado de radicais, que se transformaram em criminosos por conta do que aconteceu domingo em Brasília, que vão mudar o rumo da história. Um candidato, de forma legítima, fez a maioria dos votos e é ele que assume.
Assim funcional, assim deve ser, assim vai ser.
A foto que reúne o presidente Lula, o vice Alckmin, a presidente do Supremo, Rosa Weber, ministros da Corte, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o presidente em exercício do Senado, os governadores, também eleitos democraticamente, caminhando pela Praça dos Três Poderes para ver os estragos praticados por vândalos, mostra que apesar das diferenças, uma coisa une todos.
A democracia.
Protestar contra um Governo faz parte, conspirar, vandalizar, agredir, não, é crime. E os responsáveis precisam ser punidos. E também quem financiou, muitos provavelmente não estavam em Brasília, conspiravam assistindo televisão no conforto de suas casas. Estes devem pagar também.
E as autoridades omissas e complacentes e as lideranças que, de uma forma ou outra, atuam contra a democracia, precisam também ser punidas.
Depois de um triste dia, o Brasil dá um exemplo para ao mundo ao dizer, aqui não vai ter golpe.
E, além da prisão evidar todos os esforços para ressarcimento dos danos, que caso contrário recaem sobre todos nós!