O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), participou na noite desta segunda-feira, 9, de uma reunião com governadores de todo o país e chefes dos Poderes, em Brasília, no Palácio do Planalto. Na pauta, a invasão das sedes do Planalto, Congresso e STF na Capital Federal no último domingo.
“Foi uma reunião relativamente curta, mas simbólica do ponto de vista de união da nossa Federação. Santa Catarina se fez presente porque o momento exige, para além das diferenças políticas, muita cautela, ponderação e diálogo”, disse o governador catarinense.
Jorginho destacou que Santa Catarina é um estado de gente séria, trabalhadora e pacífica. “Irei representar nosso estado e nossa gente defendendo nossos princípios onde quer que seja, em qualquer circunstância, pois fui eleito para isso”, completou. De acordo com o governador, a principal mensagem da reunião foi a necessidade de desmobilizar nos estados os atos que possam gerar novos episódios de violência.
A reunião contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (em exercício), e de outros 26 governadores ou representantes. No começo da manhã de ontem Jorginho cogitou não ir, mas se convenceu depois de conversar com o governador de São Paulo, Tarciso de Freitas, e de receber um telefonema da presidente do STF.
Seja o primeiro a comentar