A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) informou nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, que foram definidos os 20 artesãos e criativos que participam da terceira turma do Programa Desenvolvimento para o Artesanato. O processo de seleção começou no dia 25 de outubro após a apresentação da iniciativa e da palestra Artesanato e Identidade Cultural – sua importância como diferencial competitivo.
Após as entrevistas individuais, os interessados apresentaram seus produtos, as técnicas, disponibilidades e expectativas. Todos conheceram os detalhes da proposta de capacitação para o desenvolvimento de produtos com a “cara” de Blumenau, uma forma de inovação e diferenciação no artesanato e na economia criativa.
O programa é resultado da parceria do Sebrae-SC com a prefeitura, por meio da SMC. O programa Ouro de Desenvolvimento para o Artesanato é gratuito para os artesãos e criativos selecionados, mas exige um comprometimento de até 10 meses.
A partir do dia 24 de janeiro, os participantes passarão por oficinas coletivas em empreendedorismo, marketing, identidade cultural, conceituação e portfólio de produtos, storytelling e precificação, além de consultorias individuais e muita pesquisa sobre a história e cultura da Colônia Blumenau para escolher os temas que servirão de inspiração para suas novas coleções, tendo por objetivo o desenvolvimento de quatro novos produtos por artesão, gerando uma coleção de 80 produtos no total. Ao final do processo, com todas as novas coleções desenvolvidas, o programa ainda prevê algumas formas de lançamento em evento institucional, comercial e divulgação na mídia.
Novo olhar criativo
Sob a responsabilidade do secretário de Cultura, Rodrigo Ramos, e da diretora de Cultura, Mariana Girardi, e orientações das consultoras do Sebrae-SC Michele Laforga e Bárbara Wagner, os artesãos de Blumenau se beneficiarão de um processo de criação conjunta, que certamente irá mudar o olhar sobre a cidade, o mercado, a produção e o processo criativo. Moradores e turistas terão acesso a produtos artesanais e criativos exclusivos da cidade, como moda, decoração, presentes e lembranças. “Chegamos na quarta edição e com isso conseguimos avançar na qualificação do nosso produto cultural artesanal, que é uma das nossas maiores riquezas”, salientou Rodrigo Ramos.
O reposicionamento dos produtos tem ajudado significativamente aqueles artesãos que já passaram pelo projeto em parceria com o Sebrae. “É fundamental destacar o investimento do município, que valida a importância desse segmento cultural. Serão investidos mais de R$ 48 mil, mostrando o olhar sensível do prefeito Mário Hildebrandt da vice Maria Regina com esse projeto”, concluiu o secretário.
Seja o primeiro a comentar