Os recorrentes problemas no abastecimento de água em Blumenau dominaram a pauta na sessão desta terça-feira, 7, a segunda sessão do ano, culminando com a aprovação da convocação do presidente do Samae, Michael Schneider, para prestar esclarecimentos.
O requerimento partiu do vereador Carlos Wagner, o Alemão (União), que disse que o último investimento no Samae foi na época de Wilson Kleinubing, no final da década de 1980. Ele reclamou que tentou ser atendido pelo presidente da Autarquia, mas que ele não compareceu. “Sem energia a gente se vira, sem água não, precisamos de gestão e planejamento”, criticou.
Durante a votação do requerimento e na hora dos pronunciamentos, vários vereadores, mesmo os da base governista, endossaram as críticas.
O presidente da Câmara Almir Vieira (PP), parabenizou o requerimento com a convocação do presidente do Samae. “É inadmissível em plenos século 21 faltar água”, disse.
O vereador do Novo, Diego Nasato, defendeu a privatização do Samae, alegando que a autarquia arrecada muito e investe pouco na área operacional. “Uma gestão privada poderia ser mais generosa para cidade”, afirmou.
O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), mesmo partido da vice-prefeita, também foi nesta linha. “Temos que discutir a situação jurídica do Samae, é recorrente a falta de água, a sociedade tem que discutir o modelo de gestão”, falou.
O vereador Adriano Pereira (PT) lembrou que na região onde mora já ficou sem água, mesmo tendo reservatório, mas diz que a solução dos problemas não é a privatização, lembrando a concessão do esgoto.
O líder do Governo, Jovino Cardoso (SD), tento fazer a defesa do Samae, lembrando que há previsão de investimento de mais de 100 milhões para captação de água e para uma nova estação de tratamento. Lembrou que a turbidez causada pelas fortes chuvas é o motivo do problema atual, mas que o prefeito e o presidente do Samae estão cientes do problema para tentar viabilizar a solução o mais rápido possível.
A data da convocação de Michael Schneider será agendada pela Mesa Diretora.
E sobre a compra de areia por peso no Samae? Conforme reportagem estão comprando areia por peso, mas as entregas são com a areia molhada e em dia de chuva….será porque?