O Centro de Inovação Blumenau recebeu nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, o primeiro evento de integração do Programa Conecta AMVE, momento em que o grupo recebeu treinamento, orientações sobre a Rede Catarinense de Centros de Inovação e iniciou a elaboração de um plano de ação para este ano. Estiveram presentes os embaixadores das cidades de Timbó, Gaspar, Indaial e Pomerode.
Apesar de ainda não terem sido nomeados oficialmente, os futuros embaixadores da cidade de Pomerode também participaram da integração para iniciar o alinhamento conjunto. Durante o evento, o presidente do CIB, Udo Schroeder, anunciou oficialmente a data da nomeação destes representantes: será dia 2 de março, em Pomerode, em local ainda a ser definido. “Além destes quatro municípios, queremos avançar o Programa Conecta AMVE para outros municípios contemplando os 11 que fazem parte da nossa área de atuação. Nossa meta é concluir todos ainda neste ano”, disse.
Para falar sobre as ações, planejamento e expectativas do governo do estado, a agente de inovação que atua em Florianópolis, Meirielli Tainara, foi convidada para explanar de forma virtual e compartilhar as atividades. Ela apresentou a estrutura da Rede Catarinense de Centros de Inovação, apontando todas as cidades que têm unidade e apresentou os programas que já estavam em andamento no passado e os projetos já elaborados e que estão prestes a serem aplicados. “Estamos aguardamos as definições quanto à formatação da secretaria, uma vez que o novo governo assumiu recentemente, para darmos início aos projetos”, disse enfatizando que o grande foco da Rede Catarinense “é transformar a vida das pessoas pela inovação”.
Udo Schroeder também apresentou o organograma do Instituto Gene, que é a entidade gestora do CIB. Na sequência, o gerente da Incubadora, Yuri Apolônio, também falou sobre as formas de conexão que os negócios têm acesso, como a pré-incubadora e a incubadora.
O Programa Conecta AMVE
O Programa Conecta AMVE é um movimento de conexão entre os municípios da região da AMVE, na busca pela ativação do ecossistema de inovação, criação de uma cultura inovadora e empreendedora e contribuir para gerar e escalar negócios inovadores. Os embaixadores atuam de forma voluntária, e representam a quádrupla hélice, ou seja, são de quatro setores diferentes: setor empresarial, instituição pública, academia e terceiro setor. A nomeação dos Embaixadores ocorre por meio do Programa Conecta AMVE e, a partir da oficialização eles assumem o compromisso de atuar ativamente no engajamento da comunidade, auxiliando na divulgação das ações promovidas pelo ecossistema regional.
Seja o primeiro a comentar