TV Informe: um simbolismo na abertura das atividades do Paradesporto de Blumenau

Aconteceu nesta segunda-feira, 13, a abertura oficial das atividades do Paradesporto de Blumenau, um programa que é modelo para Santa Catarina e, com a recente criação da Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, implantada no dia 1º de fevereiro, ganha projeção ainda maior. É a primeira secretaria com este foco no estado e uma das poucas no Brasil.

O Paradesporto escolar atende 600 alunos em diversas modalidades, em polos espalhados pela cidade. Manterá-se atrelado à Secretaria de Educação, até por conta que os professores estão lotados lá. São cerca de 600 alunos atendidos,

Mas terá uma relação direta com a nova secretaria, comandada por Giselle Margot Chirolli.

“Somos oficialmente a primeira secretaria de paradesporto de Santa Catarina, e chegar até aqui nos rendeu bastante trabalho. Blumenau já é destaque em suas ações de paradesporto trazendo qualidade de vida para mais de 600 alunos ativos. Agora nosso objetivo é desenvolver novos projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania para pessoas com deficiência. E para isso vamos contar com um trabalho intersetorial, incluindo o envolvimento de secretarias como educação, saúde, planejamento, turismo, entre outras “, destacou Giselle

Esta segunda-feira de retomada das atividades serviu também para apresentar parte da equipe que estará na Secretaria ao lado de Giselle. E uma das pessoas escolhidas é simbólica para enaltecer este momento importante de quebra de paradigmas que a cidade vive nesta área de inclusão.

A psicóloga Rityely Aline Moura da Silva, servidora concursada da Secretaria de Desenvolvimento Social, será a chefe de Coordenação da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho e da Saúde. Ela é cega e foi  apresentada por Giselle e fez uma breve fala.

“Ter uma secretaria que cuida deste público é um marco, estou extremamente feliz de participar desta equipe”, disse.

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) também fez uma fala. E lembrou que a nova secretaria vem para ampliar o atendimento a pessoas com deficiência.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*