Neste sábado, 25, a Secretaria de Saúde de Indaial dá continuidade aos programas voltados ao público feminino com a realização do primeiro Mutirão do DIU de 2023. A ação acontecerá no Sais, das 8h às 17h. 24 inserções do dispositivo intrauterino estão agendadas.
A coordenadora da Atenção Especializada, Eliane Cristina Almeida, reforça às pacientes com procedimento agendado sobre a importância de comparecer no dia. “Pedimos às mulheres, caso não possam estar presentes na data, para que nos avisem com antecedência, caso contrário isso nos prejudica no andamento da fila de espera”, diz.
O dispositivo fornecido pelo SUS e disponibilizado através do Governo Federal é o de cobre, não possui nenhum tipo de hormônio. “Um dos focos de atuação da Secretaria é a prevenção. Por isso disponibilizamos às usuárias interessadas essa alternativa para evitar uma gravidez não planejada. Ao longo do ano vamos realizar mais edições, a proposta é fazer mensalmente”, menciona o secretário de Saúde, Silvio César da Silva.
As mulheres que tiverem interesse na implantação do DIU devem procuram sua unidade de saúde de referência, passar por uma consulta de enfermagem, quando posteriormente serão inseridas na fila de espera.
Atualmente existem 160 mulheres na fila de espera pelo procedimento. Desde o início do programa já foram inseridos 665 dispositivos – somente em 2022 foram 479 DIUs. Cerca de 17% das usuárias não conseguiram manter o dispositivo, um percentual normal dentro da possibilidade de rejeição do DIU. “Algumas mulheres acabam expelindo espontaneamente. Quando isso ocorre, o procedimento pode ser feito na hora, dependendo da situação, ou após 30 dias”, explica Eliane Almeida.
Seja o primeiro a comentar