No começo da quarta semana depois da abertura do ano letivo em Blumenau, 160 vagas de professores e servidores para CEIs e escolas da rede pública municipal de ensino ainda não foram preenchidas, que correspondem a 3,3% do total do efetivo. A informação é do secretário de Educação, Alexandre Matias, com base no relatório do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.
O secretário destaca que o este número é menor que as vagas que estavam em aberto no mesmo período do ano passado, quando haviam 347 vagas em aberto, correspondente a 7,3%. Segundo Matias, a diminuição do número de vagas em aberto se deu devido a efetivação de profissionais realizada em julho de 2022, quando foram contratados aproximadamente 500 profissionais.
Outra informação repassada é que na rede pública municipal de Blumenau atuam 4.720 profissionais e que os processos para o preenchimento das vagas em aberto estão sendo feitos semanalmente e que estas vagas correspondem a licenças tratamento de saúde, licenças prêmio, mestrado, desistências e desligamento de profissionais. Muitas das desistências se dão por conta do salário melhor do Governo do Estado, cerca de R$ 600, que provoca a ida de ACTs que escolhem vaga no Município para trabalhar na rede estadual de ensino.
Estas respostas do secretário Alexandre Matias são fruto de um questionamento do Informe Blumenau, a partir de uma manifestação do vereador Professor Gilson (Patriota) na semana passada, relembre aqui.
Até ontem o secretário não sabia o deficit….