Opinião | As diferentes gerações e o impacto nos negócios

Foto: reprodução

Ao se afirmar que tal pessoa pertence a uma determinada geração, automaticamente fazemos uma classificação geral e quase que uniforme das pessoas pelo ano em que nasceu. É uma forma de se estratificar as pessoas em grupos / nichos observando traços em comum no comportamento. Segundo estudos, o temo geração remete a um grupo de pessoas que compartilha, ao longo da vida, tradições, cultura, experiências de vida históricas e sociais.

No século XX são reconhecidas cinco gerações globais ativas:

– Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960

Segundo estudos, trata-se de uma geração idealista, combativa, disciplinada, e com espírito coletivo, responsável por iniciar a luta por direitos.

– Geração X: nascidos entre 1960 e 1980

Guardam muitas influências dos Baby Boomers e buscam estabilidade na carreira, disciplina e o respeito pela hierarquia. De certa forma, também reforçam a ideia de liberdade e de curtir a vida. São mais individualistas e competitivos. São mais empreendedores que a geração anterior

– Geração Y (millenials): nascidos entre 1980 e 1995

Nasceram com a internet. São flexíveis a mudanças pois tiveram que se adaptar em um mundo que ganhou velocidade de informação. Paixão, ousadia e experiência são propulsores das suas carreiras. Priorizam a sustentabilidade e se preocupam com o planeta. São imediatistas. Possuem um alto poder de influência tanto para a geração X quanto a Z.

Essa geração pode ser dividida em Old e Young Millennials. Os Old tiveram sua infância e adolescência sem a internet (até meados de 2007), os Young, a partir de 2000, tiveram infância e adolescência com internet.

– Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010

São os nativos digitais. São ágeis, multitarefas, e capazes de absorver uma grande quantidade de informações. São ativistas ambientais e sociais. Defendem toda causa ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia, orientação sexual). Forte senso crítico (por ter vivido crises políticas), são pragmáticos e realistas devido a insegurança com o futuro.

– Geração Alpha: nascidos a partir de 2010

Geração com poucos estudos. Nasceram e vivem a infância em meio a crises financeiras e sanitária (COVID-19). Não sabe-se o efeito desses eventos nesta geração, a única coisa que é certa é que essa geração, “receberá em cheio” o impacto da inteligência artificial. Segundo alguns pesquisadores, essa geração será a primeira a presenciar uma “relação afetiva” entre humanos e máquinas.

Edenir Assis Leite de Paula Rocha, Mestre em Desenvolvimento Regional e Consultor Empresarial

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*