Sucesso em 2022, a Prefeitura de Indaial realiza neste ano a 2ª edição do Projeto “Trânsito Quiz” e já prepara novidades para 2023. O programa referente à educação no trânsito é uma parceria do Demuttin (Departamento Municipal de Trânsito de Indaial) com a Guarda de Trânsito de Brusque e apoio das Secretarias de Educação de ambas as cidades.
A iniciativa surgiu no município de Brusque e em 2022 se estendeu à cidade de Indaial, tornando-se o primeiro projeto regional dos municípios referente ao tema. Inclusive na primeira edição Indaial, representada pelo Colégio Municipal, venceu a cidade de Brusque na final regional.
Uma das novidades para 2023 é que em Indaial o projeto será ampliado para participação dos estudantes dos 6º anos das 14 escolas da rede municipal de ensino (em 2022, no projeto-piloto, foram selecionadas quatro instituições).
Além disso, o projeto regional, até então com participação de Indaial e Brusque, contemplará mais três cidades (Timbó, Gaspar e Guabiruba), somando cinco municípios. Nessa terça, 28 de fevereiro, representantes do Departamento de Trânsito de Indaial estiveram em Timbó para alinhar a participação da cidade. O encontro contou com a presença dos representantes de Timbó: Emmerson Cleiton Nardelli, diretor do Departamento de Trânsito; Deivid Mass e Lorivan de Mello, agentes de trânsito; Camila Thaisa Alves Bona, assessora do Departamento de Ensino – Semed; Ana Lúcia Zemuner, presidente do Conseg 74 e vereador Edson Bona, presidente da Câmara de Vereadores.
“O Projeto Trânsito Quiz é uma ação que tem como objetivo promover a conscientização e levar conhecimento sobre o tema aos espaços escolares. Assim, podemos estimular práticas seguras no trânsito, garantindo também que esses jovens se tornem adultos responsáveis e dirijam de maneira prudente no futuro”, ressalta a diretora de Trânsito de Indaial, Sheila Almeida.
“A importância de ações como essa nos ambientes educacionais é evidente, pois promove comportamentos que podem salvar vidas hoje e no futuro. Há ainda a interação entre os alunos, o que incentiva o trabalho em equipe e a discussão sobre um tema de grande relevância. Proporcionar esse movimento aos estudantes é uma excelente maneira de estimular, por meio do lúdico, os cuidados necessários no trânsito. Ficamos felizes em poder estender o projeto a todas as Escolas Municipais”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Etapas
Em março inicia a apresentação do Projeto nas escolas participantes. As etapas seguintes serão classificatórias. As disputas envolverão perguntas relacionadas ao trânsito para os alunos, com questionamentos voltados às infrações leves, médias, graves e gravíssimas.
Em junho, os estudantes irão formar equipes e se enfrentar em suas próprias turmas, cada um em sua respectiva escola. Já em agosto vem a etapa Sala contra Sala para definir qual equipe irá representar a escola. A partir de setembro ocorre a fase Grupo x Grupo, quando as instituições irão se enfrentar e as três melhores escolas irão para a fase final dentro do Município, prevista para o mês de outubro.
A escola campeã da etapa Indaial irá representar o Município na final regional, em novembro, a ser realizada em Brusque com participação de mais três cidades.
Seja o primeiro a comentar