O Jovem Programador curso gratuito de formação de profissionais para o setor de tecnologia com foco na empregabilidade, bateu recorde de inscrições em 2023.
No total, 4013 jovens se inscreveram para as 650 vagas oferecidas em todo o estado.
Crescimento de 26% em relação aos inscritos do ano passado, que somaram 3174.
O Jovem Programador é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc), em parceria com o Senac SC.
As inscrições para a 3ª edição do programa chegaram ao fim na última terça-feira, 28.
São 650 vagas distribuídas por 18 unidades do SENAC em todo o estado de Santa Catarina.
Na etapa inicial, todos os inscritos participam de atividades online e respondem a questionários psicotécnicos.
Os aprovados nas atividades e testes de avaliação estarão aptos a ingressar no módulo II do curso, com início previsto para a segunda quinzena de março.
Eles terão aulas presenciais e online em polos do Senac em Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê ou em cidades adjacentes.
As atividades são ministradas por professores experientes e com amplo conhecimento sobre o mercado catarinense de tecnologia, considerado um dos mais relevantes do país.
O Jovem Programador é gratuito para pessoas com mais de 16 anos e renda per capita comprovada de até 2 salários-mínimos.
Evolução e exemplo
Marcio Gonçalves, CEO na Datainfo e presidente do SEPROSC, comenta a expansão do programa e o interesse despertado até mesmo fora do estado.
“Criado em 2021, o Jovem Programador teve inicialmente 370 vagas, com 3169 inscritos. Em 2022 foram 630 vagas para 3174 inscritos”.
“O programa já desperta interesse de outros estados. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso do Sul entrou em contato com o SEPROSC solicitando agendamento de reunião para conhecer melhor o projeto. A intenção é repetir a iniciativa no estado em parceria com o Senac-MS e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul”.
“O SEPROSC foi a entidade que idealizou este projeto que está fazendo tanto sucesso no estado de Santa Catarina, em parceria com o Senac SC”.
Seja o primeiro a comentar