Casa cheia nesta segunda-feira no auditório do Centro Empresarial de Blumenau. Três deputados federais, três deputados estaduais, assessores, prefeitos e lideranças empresariais e de classe da região marcaram presença para unificar o discurso e alinhar as pautas a serem defendidas pelos nossos parlamentares, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Entre os parlamentares, os federais Ismael dos Santos (PSD), Gilson Marques (Novo) e Jorge Goetten (PL), e os estaduais Marcos da Rosa (União), Egídio Ferrari (PTB) e Napoleão Bernardes (PSD). Ana Paula Lima (PT) e Ivan Naatz (PL) não compareceram, mas mandaram representantes. O senador Jorge Seif (PL), cuja base eleitoral é Itajaí, foi convidado, mas também alegou problema de agenda.
Na condução da reunião o presidente da ACIB, Renato Medeiros, e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), também presidente da AMVE, Associação dos Municípios do Vale Europeu. Os dois apresentaram um resumo das pautas da região, pautas que foram apresentadas aos deputados eleitos quando eram candidatos ainda.
A BR 470 foi a principal delas, com recados para os deputados federais e estaduais. Garantir os recursos da União e os prometidos pelo governador passado, afinal, Carlos Moisés (Republicanos), prometeu R$ 465 milhões do Estado, sendo que R$ 85 ainda faltam serem disponibilizados pelo atual Governo.
A situação das barragens, em especial a de José Boiteux, também esteve na pauta direcionada aos deputados federais e aqui um consenso. Nada avançou até agora – uma licitação para melhorias na estrutura foi anunciada, mas ninguém sabe dela – e, para piorar, pouco deve avançar antes da conclusão do debate sobre o marco temporal.
Na seara estadual, segurança pública – efetivo e infraestrutura -, manutenção das rodovias estaduais e claro, o Plano 1000, ou pelo menos a sequência das obras iniciadas.
Todos os deputados se comprometeram a levar as pautas adiantes, uns mais, outros menos. Gilson Marques diz que é preciso analisar outras questões, como o pacto federativo, a reforma tributária e o fundo eleitoral. Curiosamente, Jorge Goetten, eleito pelo PL de Bolsonaro, falou da importância do papel da deputada federal Ana Paula Lima (PT) e do ex-deputado federal Décio Lima (PT), “eles tem muita força no novo Governo”.
Entre os deputados estaduais, Egídio centrou o discurso na segurança, Marcos da Rosa disse que o próximo passo é trazer o governador Jorginho Mello (PL) e Napoleão lembrou a mobilização que tem feito junto ao Governo do Estado para a sequências das obras do Plano 1000. “Temos que ter isso como mantra. Aquilo que começou, não pode parar”.
Se este encontro terá consequências práticas, só o tempo dirá. Mas é o que esperamos de nossas lideranças, sejam elas políticas, empresariais ou de classe. E que ganha ainda mais relevância por acontecer no começo dos mandatos de parlamentares e governantes.
Seja o primeiro a comentar