Servidores e Professores da FURB aprovam reajuste salarial e encerram Estado de Greve

Foto: divulgação

Os servidores da FURB reuniram-se nesta sexta-feira para mais uma Assembleia Geral, com o objetivo de avaliar a proposta de reajuste salarial aprovada na tarde de ontem, 23, pelo Conselho Universitário – CONSUNI da FURB. E decidiram aceitar a proposta, enncerrando o Estado de Greve da categoria, com a condição de reabertura das negociações em junho deste ano ainda.

O valor aprovado reajustará os vencimentos dos servidores em 3% sobre a competência do mês de junho, e outros 3%, sobre a competência do mês de setembro, o que totaliza um reajuste na ordem de 6,09%. Houve também reajuste de 12,46% do valor pago em vale-alimentação, a ser pago sobre a competência do mês março, e retroativamente em uma única parcela em julho, uma vez que a data-base da categoria permanece para o mês de março.

Para Morilo José Rigon Junior, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau, a proposta aprovada na tarde de ontem ainda não contempla todas as reivindicações da categoria para este ano. Para Morilo, o percentual de reajuste a ser pago de forma parcelada aos servidores, somente nas folhas de pagamento dos meses de junho e setembro, não recompõe a inflação acumulada desde a última data-base.  Segundo ele, não houve também qualquer proposta de reposição das perdas salariais históricas.

Ainda de acordo com o representante do sindicado, a Reitoria assumiu o compromisso de realizar reuniões mensais com representantes do sindicato já nos meses de abril e maio, e de reabertura da mesa de negociação para o mês de junho. O objetivo seria para discutir e viabilizar aos servidores a reposição dos valores acumulados com as perdas salarias históricas e nova equiparação do valor do vale-alimentação pago aos servidores da FURB, equiparando o seu valor ao dos servidores da Prefeitura Municipal de Blumenau. Para Morilo, as negociações não foram encerradas. O sindicato promete acompanhar de perto a situação financeira da FURB nos próximos meses, com reabertura das rodadas de negociação salarial no mês de junho.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*