Com 12 bloqueios, 51 pontos de ataque e quatro aces, a APAN Blumenau superou o Brasília Vôlei na noite de sábado, no fechamento da fase de classificação da Superliga masculina. A equipe devolveu o resultado do primeiro turno, fazendo 3 sets contra 1, com parciais de 25/23, 24/26, 21/25 e 14/25, em 1h55 de disputa, no Ginásio do SESI Taguatinga, na cidade de Brasília (DF).
Com a vitória, o time blumenauense chegou aos mesmos 33 pontos de Suzano (SP), fechando a fase classificatória na oitava colocação com 10 vitórias em 22 confrontos. O time paulista ficou em sétimo por ter alcançado duas vitórias a mais. Desta forma, a APAN/Eleva enfrentará o líder Sada Cruzeiro nas quartas de final. O primeiro confronto da série melhor de três ocorrerá na quinta-feira, dia 30, em Blumenau, no Ginásio do Galegão.
Os números do jogo
O oposto Alan Souza foi o principal pontuador do jogo, marcando 25 pontos (20 de ataque, três no bloqueio e dois aces. De quebra, foi escolhido o melhor da noite, recebendo mais um Troféu Viva Vôlei. O ponteiro Alan Patrick fechou como segundo maior atacante da APAN, deixando sua marca em 11 oportunidades. Neste fundamento, foram 51 pontos marcados em 85 ações – um aproveitamento de 60%.
Superioridade também no bloqueio. Foram 12 fechadas de portas contra quatro de Brasília. Com cinco blocks, o central Wennder apareceu como o melhor no fundamento, seguido por Alan Souza e o também central Eder Levi – três de cada lado. Teve 32 pontos vindos de graça, nos erros do adversário, enquanto a APAN/Eleva deu 23.
No saque, quatro bolas caíram no chão de Brasília e Alan Souza deixou sua marca em duas oportunidades. Por fim, a recepção, onde o time alcançou 68% de positividade, errando apenas duas bolas nas 68 vezes em que foi acionado. Com 83% de assertividade em 23 bolas lançadas contra ele, Alan Patrick foi o principal defensor, seguindo pelo ponta Renan Bonora e o líbero Dayan.
Os números da fase de classificação
Alan Souza fechou a fase de classificação como segundo maior pontuador da Superliga na média, com 229 pontos nos 42 sets onde atuou. O oposto retornou no final do ano, contra o mesmo Brasília, no fechamento do primeiro turno. O atleta também figura como o terceiro melhor sacador da competição, com 18 aces.
O principal pontuador da APAN/Eleva em números absolutos é o ponteiro Vitor Baesso. Ele meteu a bola na quadra adversária em 309 oportunidades e é o nono melhor atacante da Superliga.
No bloqueio, destaque para o paredão Wennder Lopes. O central foi o segundo melhor após 55 fechadas de porta nos 83 sets que disputou. Ao seu lado, o também central Eder Levi, o oitavo na média: 43 blocks em 66 sets.
No conjunto, a APAN/Eleva venceu 10 dos 22 confrontos, somando 33 pontos. Teve 46 sets vencedores e perdeu 43. Marcou 1.994 pontos e tomou 1.950. Do total de vitórias, cinco ocorreram por 3 a 0; três por 3 a 1 e duas no quinto set. Deixou escapar pontos em cinco confrontos decididos no tiebreak; seis por 3 a 1 e apenas um por 3 a 0.
Fonte: Informe Comunicação
Seja o primeiro a comentar