Mutirão de limpeza no Rio Itajaí-Açu movimentou Blumenau no fim de semana

Foto: divulgação

Dezenas de pneus, televisão, móveis, rede de pesca, materiais de construção e até uma bicicleta de academia foram retirados neste sábado do leito e margens dos ribeirões da Velha, Garcia rio Itajaí-Açu. A voluntária Gisele Pereira participou do movimento pela primeira vez e disse ter encontrado outras coisas inusitadas na região da Beira-Rio. “Recolhemos capacete, mochilas, roupas, entre outras coisas, que as pessoas acabam jogando nas margens do rio”.

Esta é a segunda edição do movimento Nosso Rio, que estava sendo organizado desde fevereiro. Os grupos foram montados e atuaram de maneira simultânea em trechos do rio Itajaí-Açu, Ribeirões Garcia e Velha. Os grupos percorreram as margens, entraram na água e contaram com o apoio de barcos, jet skys e stand up paddles. No bairro Progresso, voluntários da ONG Amigos da Natureza, que cuida do ribeirão Garcia desde 2015, se juntaram ao mutirão de limpeza.

“É uma pena ver tanto resíduo e a falta de cuidado das pessoas com os nossos rios”, lamentou o voluntário João Muniz, que liderou a ação naquela região.

A inquietação dele foi reforçada por outros voluntários que participaram do mutirão. “A ideia é que as pessoas se conscientizem, porque o nosso rio é a nossa casa”, complementou Agobar Fagundes Júnior, que participa do movimento pela segunda vez.

Neste ano a ação contou com o apoio da Gincana Cidade de Blumenau que tornou a participação no mutirão de limpeza em uma prova social.

“Ter um rio mais limpo faz bem para todos nós! Esse movimento é muito importante para a cidade e para nós gincaneiros”, destacou o voluntário Fernando Bombana.

A ação durou quase quatro horas e os resíduos foram encaminhados para o aterro sanitário. O volume recolhido vai ser informado esta semana pelo Samae e Racli, que coordenaram o trabalho de recolhimento e destinação do material. Na edição anterior, em setembro do ano passado, o mutirão recolheu aproximadamente 3,5 toneladas de resíduos em apenas uma manhã.

“Nossa ambição é levar esse movimento para outras cidades da região, que também entendem a importância do rio e conectar o trabalho de limpeza com ações educativas”, reforça o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Edson Pedro da Silva, um dos coordenadores da ação.

Participaram da segunda edição do Nosso Rio, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, Samae, Racli, SEMMAS, Blumenau a Bordo, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, além de Greenpeace, Ong´s Água Conecta, Pegada Verde e Amigos da Natureza. As empresas Avplas Embalagens, Altenburg, Rede Cooper e Grupo Breitkopf também apoiaram o evento.

Fonte: Comunicação Unimed

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*