Causou um certo mal estar na Prefeitura de Blumenau um vídeo de redes sociais repercutido pela Imprensa, inclusive pelo Informe Blumenau. Foi gravado por um torcedor do Metropolitano, que encontrou o governador Jorginho Mello (PL) em um evento na capital. O torcedor, em tom ameno, questionou o governador sobre a possibilidade do Governo repassar o dinheiro para a municipalização do Complexo do Sesi, compromisso assumido pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).
De forma descontraída, Mello diz ao torcedor que o ex-governador e o prefeito Mário “gastaram o dinheiro”, para em seguida afirmar que vai ajudar Blumenau na aquisição daquele espaço, cujo transação está avaliada em R$ 31,2 milhões. Destes, pela promessa de Moisés, R$ 30 milhões viriam do estado e o resto seria contrapartida da Prefeitura.
O vídeo e o post original você acompanha aqui.
O prefeito de Blumenau, Mário Hidebrandt, usou suas redes sociais para se manifestar.
“Conheço o Governador Jorginho e imagino que sua fala sobre o gasto dos recursos para a compra do Complexo do Sesi tenha sido feita em tom de brincadeira quando citou meu nome. Não dá para se gastar algo que não se recebeu, não é mesmo?
E Blumenau não recebeu, até esse momento, os recursos para a compra do SESI. Eu sigo trabalhando para captar o recurso e resolver essa situação, pois sei o quanto o Sesi é importante para a Cidade de Blumenau e o nosso esporte! Infelizmente no ano passado, devido ao atraso da documentação do SESI pela Fiesc, não foi possível fazer o Convênio antes do prazo legal exigido pelo período eleitoral. Acredito, e já falei com o Governador Jorginho sobre isso, que o Governo do Estado fará o possível para nos apoiar nessa questão, e também em outras que Blumenau precisa.”
A Secretaria de Comunicação do Município entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo para esclarecer o contexto. E emitiu uma nota, que você lê abaixo.
“A Prefeitura de Blumenau tomou conhecimento, por meio das redes sociais, sobre o vídeo que circula a respeito do recursos para a aquisição do Complexo Esportivo do Sesi.
A Secretaria Municipal de Comunicação entrou em contato com o Governo do Estado, que explicou que no primeiro momento do vídeo o Governador usou o nome do prefeito Mário Hildebrandt em tom informal. No segundo momento, se comprometeu a buscar recursos para compra do Sesi.
Vale deixar claro que os recursos do respectivo convênio ainda não foram repassados para o município de Blumenau. Em 2022, a documentação da Fiesc, atual mantenedora do complexo, não chegou em tempo – era necessário iniciar os trâmites antes do período eleitoral. Agora a Prefeitura continua na busca dos recursos para aquisição do Sesi.
Por fim, Prefeitura de Blumenau conversa permanentemente com o Governo Estadual e acredita que o compromisso assumido será cumprido. Afinal, é de interesse de todos nós que a comunidade possa ter à disposição o Complexo Esportivo do Sesi.”
Esta é a nota. De longe, observando o processo, entendo que a Municipalização do Sesi não se dará na forma que a Prefeitura construiu com a gestão anterior. O Governo Jorginho tem destacado a dificuldade de caixa e as novas condições de economia e sinaliza em cumprir, além das promessas de campanha, somente com as obras com recursos estaduais já iniciadas.
Se a Prefeitura quiser mesmo municipalizar, deve pensar numa outra alternativa financeira.
Seja o primeiro a comentar