Mais duas substituições de vereadores em Blumenau. Saem os suplentes Fernando Mantau (PSDB) e Leize Fraga Moritz (Podemos), assumem os também suplentes Rolf Bublitz (PSDB) e Lucelma Baldi (Podemos). Lucelma, que foi candidata a deputada federal em 2022, fez 340 votos na eleição para vereador, ficou na 11ª suplência do Podemos e Leize na 12ª. Os suplentes do PSDB tem uma votação mais expressiva. Mantau ficou com a 2ª suplência, com 1594 votos e Bublitz na 3ª, ele que fez 721 votos.
Rolf assumirá pela segunda vez nesta legislatura. Em outubro do ano passado substituiu Maurício Goll (PSDB).
Podemos e PSDB são os partidos mais importantes do governo Mário Hildebrandt (Podemos) e Maria Regina Soar (PSDB) e três vereadores viraram secretários: Marcelo Lanzarin (Podemos) e Alexandre Matias (PSDB), além da suplente Giselle Margot Chiroll (Podemos). Juntos, já promoveram oito suplentes a titulares em pouco mais de dois anos de Legislatura.
Se contar os demais partidos, são pelo menos 12 suplentes que assumiram uma cadeira neste período.
No sistema proporcional, uma cadeira no parlamento só é obtida com a soma dos votos da nominata dos candidatos do partido, ou seja, todos tem papel importante. Por isso os partidos mais estruturados como agremiação valorizam os suplentes, abrindo determinados períodos para que possam assumir no lugar do titular.
Mas é importante não banalizar. O troca-troca não traz benefício para o parlamento, pois em um ou dois meses quem assume pouco pode fazer. E também acaba atrapalhando o ritmo da Casa, pois não tem a mesma bagagem para avaliar projetos e propostas.
E o mais importante. Respeitar o voto do eleitor.
VERGONHA , pessoas sem o mínimo preparo assumindo uma cadeira no legislativo , apenas para fazerem palanque para as eleições de 2024 .
Depois querem que não façamos críticas ?
Dança das cadeiras com o dinheiro público .