15º Festfolk registra sucesso de público

Foto: divulgação

O público de Blumenau e região prestigiou e lotou o setor dois do Parque Vila Germânica no feriadão do Dia do Trabalhador. A organização do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk, tinha a expectativa de impactar cerca de oito mil pessoas, e essa marca foi atingida e até superada se considerarmos o fluxo de pessoas e os integrantes de grupos que se apresentavam e permaneciam no espaço para assistir as apresentações.

O público se emocionou e foi contagiado pela energia das danças apresentadas por grupos como o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis/PR,e pela delicadeza das danças da Associação Angelina Blahobrazoff de Balneário Piçarras/SC. A beleza dos trajes e suas cores foram um espetáculo à parte, como os do Chłopi Polski Zespół Folklorystyczny, de Indaial/SC ou dos grupos de Belo Horizonte/MG: Sarandeiros e Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás.

Ao longo dos quatro dias de festival, foram 57 apresentações, representando 11 etnias e seis estados brasileiros. O público fez uma viagem pelos continentes e por séculos de história, algumas tradições até milenares expressando hábitos e culturas de camponeses e nobres. Os 21 grupos que se apresentaram foram selecionados de forma a proporcionar ao público uma vasta amostra do folclore brasileiro.

A coordenadora do Festfolk, Maria Teresinha Heimann comemora o resultado da 15ª edição do Festfolk – “esperamos que a partir do sucesso deste ano, mais empresas estejam dispostas a contribuir para o projeto no ano que vem. O festival tem o tamanho do orçamento. Se este ano não pudemos realizar o seminário de estudos sobre folclore e fazer outras inovações, guardamos para 2024 a esperança de fazer mais e melhor. Blumenau merece um festival nacional em uma área tão importante como a do folclore, que envolve a memória, as manifestações populares e as tradições dos povos que formam o nosso país”.

O 15º Festfolk foi uma realização do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, e da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau. Os recursos para a realização do evento foram captados via Lei de Incentivo Federal, com patrocinadores e apoiadores.

Fonte: Inarti

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*