A quinta-feira foi de avaliação dos estragos causados pela chuva do final da tarde de quarta-feira em Blumenau, em especial na região sul, nos bairros Garcia, Progresso e Jordão. A quantidade bateu dois recordes, desde a criação do Alertablu, em 1993. Em 12 horas a medição apontou que choveu 153 mm, sendo 92 mm em apenas uma hora.
O decreto de emergência abrange a região sul e também o entorno do Hospital Santa Isabel, que teve seu atendimento de emergência suspenso, pela queda de parede e teto. Urgências hospitalares somente no Hospital Santo Antônio e no caso de particular e convênios, no Santa Catarina.
O decreto foi assinado na tarde desta quinta-feira, durante a transmissão de posse do cargo de Napoleão Bernardes (PSDB) para Mário Hildebrandt (PSB) e facilita as questões burocráticas para buscar os recursos necessários para recuperar os estragos. Ainda não há avaliação dos valores necessários.
O prefeito e a equipe da Defesa Civil sobrevoaram a cidade hoje e puderam conferir os estragos. As equipes da secretaria de Serviços Urbanos e da URB passaram o dia trabalhando na desobstrução e reconstrução de ruas, além de limpeza de tubulações.
Foram registradas 168 ocorrências pela Defesa Civil, como deslizamentos, quedas de muros e árvores e destelhamento de casas. Não houve registro de feridos.
O pior é que há previsão de forte chuva na noite desta quinta-feira e na madrugada de sexta, de acordo com o Alertablu. Depois a previsão é que São Pedro dê uma trégua.
Confira algumas fotos tiradas por Eraldo Schnaider, da comunicação da Prefeitura. Elas impressionam,
Situação de emergência é com a Prefeitura de Blumenau, estão expert …vide Samae e transporte público .
Nesta caso é necessário, mas que alguém fiscalize os gastos , caso contrário ….