Será no dia 13 de junho a audiência pública da Assembleia Legislativa para discutir o repasse do Complexo do Sesi para a Prefeitura de Blumenau. O pedido foi do deputado estadual Ivan Naatz (PL). A audiência acontecerá na Sociedade Recreativa Cultural Fortaleza, a partir das 19h.
A municipalização do Complexo do Sesi foi uma proposta tirada da cartola pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), logo depois de eleger-se para o segundo mandato. Percebeu uma oportunidade a partir da dificuldade do sistema FIESC e do Sesi de manter estruturas que não sejam focadas na educação e começou a articular. Chegou perto, a partir da sinalização do então governador Carlos Moisés (Republicanos), candidato à reeleição, que prometeu pagar mais de R$ 30 milhões na compra e ajudar na revitalização do espaço.
Moisés perdeu a eleição, Jorginho assumiu e ainda não liberou verba para nenhuma obra já iniciada do Plano 1000, imagina promessas feitas durante o período eleitoral por quem não tem mais a caneta. O próprio Ivan Naatz colocou, ainda no final do ano passado, uma emenda no orçamento do Estado, emenda que foi vetada pelo novo Governo.
Na época, em dezembro dce 2022, ele disse. “É uma forma de contribuir para o processo de municipalização do Sesi e de reforçar o investimento público local no setor de infraestrutura esportiva incentivando diversas modalidades e gerando novos atletas em todas as camadas sociais, o que já é uma tradição de Blumenau”, afirmou Naatz.
Já escrevi que a audiência pública, agora marcada para o dia 13, faz sentido se for para reavaliar esta municipalização, a partir da nova realidade econômica do Governo apresentada pelo governador Jorginho Mello, do mesmo partido de Naatz. Caso contrário, o deputado, próximo do governador, tem que focar em articular para convencê-lo a aportar os recursos.
Vale lembrar que o prefeito Mário e o deputado Ivan Naatz não vivem uma boa relação.
Este jornalista, na sua modesta opinião, comemorou a oportunidade da cidade ganhar um espaço público como aquele, dentro do contexto que viviamos em 2022. Mas era uma oportunidade, não uma prioridade.
A municipalização do SESI tem um objetivo , transformar o local em estadio de futebol para time da cidade e inúmeros cabides de emprego para encostarem seus amiguinhos. Obvio que também servirá para o esporte amador , mas sabendo quem esta a frente do projeto (Político que tem o pai ligado ao futebol ) e quem é o atual secretário de esportes , esperem para ver ….Se municipalizarem e não o Metropolitano não utilizar o estádio , venho aqui me desculpar , mas duvido .