Opinião | Blumenau é exemplo em preservação ambiental

Foto: reprodução

Estamos comemorando nesse dia 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e só posso dizer que sinto orgulho de morar e fazer parte da administração pública de Blumenau. Somos uma cidade que, independente de quem esteve no governo, sempre se preocupou com o meio ambiente. Para comemorar essa data,  estamos com o Junho Verde, um mês todinho com ações em prol do meio ambiente. Serão 135 ações, 35 delas abertas ao público, com caminhadas e observação de aves no Parque São Francisco de Assis, distribuição de mudas, seminário, campanhas, lives e oficinas. Entre as ações internas, destacam-se caminhadas com grupos de alunos de escolas públicas municipais, além de idosos da Pró-família e com a Acevali, incluindo palestras e formações.

Em duas ações distintas, serão distribuídas mais de 3 mil mudas de árvores nativas durante junho. É bom lembrar que em outubro do ano passado teve início uma ação da Diretoria de Gestão Florestal, Recursos Naturais e Planejamento Ambiental da Semmas, em conjunto com a Secretaria de Turismo, para  o plantio de árvores para uma compensação do gás carbônico emitido durante a realização da Oktoberfest. No primeiro semestre de 2023, teve início a segunda etapa da ampliação da arborização da cidade com o plantio de árvores nativas e exóticas.

Além da compensação de gás carbônico, o plantio busca uma significa melhoria do meio ambiente, bem como à recuperação de áreas degradadas no município. De acordo com a Semmas, até agora já foram plantadas mais de 2.200 árvores, sendo que o planejamento prevê um total de 10 mil unidades em todas as regiões da cidade até o início de 2023. Atualmente, Blumenau conta com uma área de cerca de 70% de cobertura florestal. E, desse total, 53,18% de mata atlântica original preservada, o que equivale a 27.572 hectares, ou seja, 36 mil vezes o tamanho de um campo de futebol.

Nos últimos quase 20 anos, somente em 2008 houve a perda de 122 hectares de mata. Mas, é importante lembrarmos que nesse ano ocorreu a catástrofe, com vários deslizamentos e uma grande quantidade de árvores foi destruída. Num geral, Blumenau é uma cidade amiga do ambiente.

Além da arborização, há outras ações que protegem o nosso meio ambiente. Há rigorosos processos para a liberação de licenças ambientais, controle de atividades poluidoras e  temos um intenso programa de conscientização e educação ambiental voltado para professores e alunos. Sou muito abençoado em morar em uma cidade que se preocupa com a qualidade de vida dos seus cidadãos!

André Espezim, secretário de comunicação de Blumenau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*