O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) desconversou antes de suas férias, mas o prefeito em exercício Mário Hildebrandt (PSB) não. Confirma que assumirá uma secretaria municipal na volta de Napoleão. Falou isso durante toda a campanha eleitoral, depois da vitória e nesta semana em entrevista na RBS TV.
Resta saber se será imediatamente na volta do prefeito, na semana do dia 23, ou quando houver o anúncio do secretariado do segundo mandato, no começo de fevereiro.
Outra dúvida. Caso espere-se um pouco mais, ele receberá o salário de vice durante um tempo?
Caso assuma uma secretaria já na volta de Napoleão, isso significa que o prefeito vai exoner alguém antes dos outros para fazer esta acomodação?
Nos últimos dias ganhou corpo a informação de Mário Hildebrandt como secretário de Comunicação, neste caso no lugar de Marcelo Althoff, que também já foi secretário de Desenvolvimento Social. Althoff sairia antes?
Na entrevista para a RBS, o prefeito interino não disse sim, nem não. Além da Comunicação, sinalizou que poderia assumir também Fazenda, Administração ou Chefia de Gabinete.
A chefia de Gabinete é uma área muito pessoal do prefeito e deve ficar com Jean Havenstein ou Marco Antônio Wanrowsky, caso não assuma como deputado.
Na administração, a relação entre Sueli Adriano, presidente do Sintraseb, e Hildebrandt, não é boa e não seria bom gerar esta tensão na pasta que tem ligação direta com os servidores públicos.
A Fazenda virou alternativa, com a ida de Alexandro Fernandes para o Samae, mas entendo que mesmo a distância, Alexandro, fiel escudeiro de Napoleão, continuará dando as cartas por lá.
Então, a secretaria de Comunicação pode ser mesmo o destino de Hildebrandt, que não ficaria restrito apenas a dar visibilidade às ações de Governo, Trabalharia também na articulação política, em especial, com a Câmara de Vereadores.
Junto a Câmara não vai precisar , já tem 11 a favor ….