Durante a apresentação dos investimentos na rede pública municipal de educação de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o secretário Alexandre Matias (PSDB) trouxeram uma novidade. A intenção de municipalizar as escolas do Estado que tem o ensino fundamental.
“É uma responsabilidade dos municípios”, disse o prefeito, lembrando que cabe as Prefeituras a responsabilidade pelo ensino fundamental e o infantil.
Segundo o secretário Matias, esta é uma discussão que já vinha sendo feita e que se acelerou com a presença de Patricia Lueders, ex-secretária de Educação de Blumenau, agora secretária adjunta do Estado. “É uma vontade do prefeito Mário, afinal a educação em Blumenau é uma coisa só e com a municipalização aumenta o contato da comunidade, que fica mais proxima”, disse o secretário.
A ideia é começar um projeto piloto em uma ou duas escolas da rede estadual para 2024. Atualmente cerca de 42 mil alunos estão matriculados na rede municipal, 22 mil apenas no ensino fundamental, em 49 escolas. No ensino fundamental da rede estadual, em Blumenau são 12.338 alunos, em 12 escolas.
É um desafio e tanto. Entre os maiores entraves, talvez esteja como absorver os professores da rede estadual, assim como assumir a estreutura física destas escolas.
Seja o primeiro a comentar