Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, Gaspar comemora um marco importante em sua história: um ano desde que recebeu oficialmente o título de Capital Nacional da Moda Infantil. Essa conquista reconhece o papel fundamental de Gaspar na produção e fornecimento de roupas infantis em todo o país. O título representa o resultado de um longo processo de trabalho e articulação, que tem impulsionado a economia local e colocado Gaspar em um novo patamar no setor têxtil.
O título de Capital Nacional da Moda Infantil não apenas destaca o trabalho árduo realizado em Gaspar, mas também proporciona uma oportunidade única para receber e organizar eventos e feiras têxteis voltados para o segmento infantil. Atualmente, o município é responsável pela produção de mais de 60% da moda infantil das grandes magazines do Brasil, consolidando sua posição como um dos principais polos de moda infantil do Brasil.
A indústria têxtil em Gaspar é um importante pilar econômico, contando com aproximadamente 1.040 empresas de confecção, 719 facções e cerca de 90 estabelecimentos relacionados à tinturaria, fiação, tecelagem e outros setores. Essas atividades geram emprego para cerca de dez mil colaboradores de forma direta e contribuem com quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) local.
Douglas Junkes, atual presidente da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Gaspar e Região (AMPE), e um dos percussores do título, destaca a importância desse reconhecimento como um grande salto de desenvolvimento para Gaspar. “Quando fizemos a sugestão para pleitear o título, levamos em consideração os números e precisávamos fazer justiça a ele, ou seja, nosso comprovado potencial como fornecedor nacional da moda infantil. Também precisávamos consagrar o trabalho e premiar a história de empregadores e colaboradores que todos os dias elevam a esse patamar e por fim, criar um ambiente de negócios que só seria possível com um título nacional”, explica o presidente.
O processo para se tornar a Capital Nacional da Moda Infantil teve início há muitos anos, mas foi somente em 2019 que o projeto de Lei foi protocolado pelo ex-deputado Federal Rogério Peninha, motivado pela administração municipal e por representantes da sociedade civil organizada. Após passar por todos os trâmites protocolares e receber aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado, a Lei foi sancionada, concedendo oficialmente o título a Gaspar.
De acordo com Edemar Ênio Wieser, presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), o título representa uma grande responsabilidade. “É, acima de tudo, uma conquista que vem com uma grande responsabilidade. É um título que vai além do têxtil: envolve turismo, economia, prestação de serviços, mão de obra qualificada e estrutura física e viária para atender uma demanda que tende a crescer, ou seja, é um selo que tange empresários de todos os ramos e portes, com oportunidades de desenvolvimento e ascensão. Nós, da classe empresarial, temos claro que o título de Capital Nacional da Moda Infantil sem resultados não é nada. Por isso precisamos nos engajar para termos um planejamento conciso e coerente, que atenda todas as necessidades que serão geradas por conta do reconhecimento”, comenta Wieser.
A celebração de um ano como Capital Nacional da Moda Infantil é motivo de orgulho para a cidade de Gaspar, que enxerga nesse título uma oportunidade para fortalecer ainda mais sua indústria têxtil, promover o desenvolvimento econômico e oferecer melhores condições de vida para seus cidadãos. “Esse título representa um incentivo para as milhares de pessoas que impulsionam o setor em Gaspar. O título veio para coroar um conjunto de ações que vêm sendo implantados e alinhados pelo setor público e privado da cidade desde 2018 e está colocando nossa cidade em um novo ritmo de trabalho e desenvolvimento. Este reconhecimento oficial valoriza e fortalece a economia de toda a região e o comércio também”, pontua o Luiz Hamilton, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Neste primeiro ano, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, apoiou uma série de ações para a valorização do título. Entre elas está a organização de eventos em parceria com as entidades empresariais, definição de mapa estratégico, identidade visual, qualificação de mão de obra e execução de desfile de moda infantil, entre outros.
O prefeito Kleber Wan-Dall comemora um ano de título. “Ao nos tornarmos a Capital Nacional da Moda Infantil, Gaspar está abrindo portas para um futuro promissor. Essa conquista impulsiona nossa economia local, gera empregos para milhares de colaboradores e fortalece os diversos setores envolvidos na cadeia produtiva da moda infantil. Precisamos continuar fortalecendo parcerias entre o setor público e privado e criar um ambiente de negócios na nossa cidade. Nosso título de Capital Nacional da Moda Infantil é um ponto de partida, mas também uma inspiração para buscarmos constantemente a excelência em nossas atividades”, ressalta o prefeito.
Comemoração
Para comemorar a data, nesta quinta-feira, 15, será realizado um evento no Hotel Raul’s. A ação começa a partir das 19h, com uma série de atividades voltadas para os setores interessados em moda infantil. A noite inicia com homenagens a instituições que contribuíram para o sucesso da indústria da moda infantil em Gaspar. Em seguida uma palestra com o biólogo Pedro Beduschi e com o engenheiro Químico, Kenji Ongava, abordará a sustentabilidade na área têxtil.
Também está programado uma apresentação da Identidade Visual da Capital Nacional da Moda Infantil, destacando o símbolo que representa essa importante conquista para a cidade. Será apresentado ainda um diagnóstico detalhado do progresso alcançado ao longo do último ano e das metas futuras para consolidar ainda mais o status de Gaspar como referência na indústria da moda infantil.
Após as atividades no auditório, os participantes vão participar de jantar comemorativo no Restaurante do Hotel Raul’s, a partir das 20h30. O jantar será realizado mediante adesão, com um valor simbólico de R$40,00. Os interessados em participar do jantar podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda ou Turismo, ou com os parceiros do evento para adquirir os cartões.
Seja o primeiro a comentar