Giovanni Ramos
Jornalista
Vamos a algumas considerações:
1) Não é novidade vereadores dispensarem carro oficial. Alguns já faziam isso na legislatura anterior.
3) A dispensa de mordomias desse gênero (um carro para cada vereador) deveria ser uma obrigação de todos. Mas é positivo que os novos vereadores que rejeitam isso façam propaganda, coloque o caso na imprensa. Pode servir de pressão para os demais fazerem o mesmo.
6) Sim, a proposta é conceder vale-transporte para os vereadores. Não é passe-livre como ocorre para idosos, é a concessão de vale transportes para que o vereador use durante o expediente. Essa conta não ficará para a Piracicabana repassar para os demais usuários. Seria um gasto a ser pago pelo Orçamento da Câmara no lugar do carro oficial (muito mais barato).
7) Mais do que baixar os custos, seria muito interessante ver os vereadores andando de ônibus. O serviço vem piorando há mais de 10 anos e o poder público demora para agir. A presença de alguns dos vereadores (óbvio que muitos não vão aderir a isso) seria ótima para ajudar na fiscalização.
8) Mais do que uma medida dos vereadores, a troca do carro oficial por transporte coletivo deveria virar uma lei, ou melhor, um projeto de resolução interna. Vereador que não quer andar de ônibus que use o seu carro!
Isso não é nada!
É só ler o livro “Um País Sem Excelências e Mordomias” de Claudia Wallin e morrer de vergonha!
Mas nós somos muito melhores do que aquele miserável país chamado Suécia, não é verdade, prezados edis?
De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.
Agora é só apresentarem projeto de lei baixando para 3% da arrecadação os gastos da Câmara de Vereadores.
Quem se habilitar vai ter amplo apoio da classe empresarial e será prefeito nas próximas eleições.
Da classe empresarial e demais cabeças pensantes, claro!
Pensem nos vossos filhos e netos: construam para eles um país. Assim, eles não terão como opção o aeroporto de Guarulhos como saída.
Isto é muito sério!
Boa legislatura!
Esta proposta de baixar d 6 para 3 %,eu já o fizemos em 1995, quando eu era do conselho deliberativo da câmara dos vereadores, eu tive a maior encrenca com os vereadores da época, sugeri ao prefeito na época q repassasse este 3 % para a saúde, quase fui expulso da câmara, mais se agora for aprovado, será bem vindo, chega d mordomia, tem muitas coisas desnecessária acontecendo no legislativo de Blumenau e no pais. e mais se vor cortar despesas vai cortar 70% do orçamento exagerado da amara e executivo.
Caro Giovanni ,
A maior parte dos vereadores estavam na legislatura anterior , barraram a CPI do transporte público por pressão do chefe do executivo , inclusive teve vereador que assinou com “lápis” e em seguida apagou a assinatura . Seria excelente que todos passassem a utilizar o transporte coletivo , só assim sentiriam na pele o que a população passa diariamente . Nossa obrigação é cobrar da mesa diretora e de todos os eleitos, mas depois que elegeram para mesa diretora um vereador investigado pelo MP, ficam dúvidas .
O que mais me assusta é que o atual prefeito(exercício), à época disponibilizou estes veículos e por incrível que pareça, mesmo tendo vereadores que não usaram… deixarem este (presidente) avançar com este projeto. Imagine agora este prefeito(exercício) o que poderá fazer estando no poder máximo da cidade e tendo a caneta como seu forte aliado…..Comunidade de Blumenau…abram os olhos….