Festitália encerra com público superior a 36 mil pessoas

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação

Mais de 36 mil pessoas passaram pela 28ª Festitália, que aconteceu de 21 de junho a 2 de julho de 2023, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. O público cresceu 20% em relação a 2022 e já tem data confirmada para a próxima edição 2024, quando o evento acontecerá de 19 a 30 de junho.

Na edição deste ano, a Festitália passou por uma grande reformulação, em um projeto que prevê transformá-la na maior celebração italiana do país em cinco anos, Um novo formato, curadoria para a gastronomia e o fortalecimento de atrações musicais e negócios locais.

Para o presidente do Lira Circolo Italiano, Cacídio Girardi, o resultado surpreendeu. “Vimos o pavilhão cheio, as pessoas se envolvendo com as músicas e a gastronomia italiana. É esse o nosso maior objetivo, sempre: conectar o público com a Itália através da nossa festa”, diz.

Para o organizador do evento, Norberto Mette, o saldo é positivo. “Fizemos diversas reestruturações, sem perder de vista a proposta do Lira Circolo Italiano, que é preservar a difundir as tradições trazidas pelos imigrantes. Esse salto de público é muito simbólico e já começamos a trabalhar nos pontos que identificamos que podem ser melhorados para as próximas edições”, finaliza.

Negócios com produtos artesanais fortalecidos

Catorze pontos gastronômicos serviram o público durante a 28ª Festitália. Além de restaurantes já conhecidos da região, o evento também teve estréias de negócios com produtos artesanais. É o caso do Permita Ser Restaurante e da 1910 Pizzaria. Eles comercializaram pizzas com massa de fermentação natural e superaram as expectativas de vendas. A polenta, uma das estrelas do evento, também se destacou. Apenas na Piazza Della Polenta, onde estava sendo servida frita, foram consumidos mais de 2,3 toneladas.

Para acompanhar a gastronomia, só a Dolomiti Wine e Spirits vendeu mais de 3 mil garrafas. O Vale da Cerveja, que estreou na Festitália com 15 cervejarias e mais de 50 cervejas diferentes, comercializou mais de 6 mil litros da bebida – com destaque para a sustentabilidade, já que mais de 4 mil pessoas utilizaram os copos retornáveis.

Fonte: da redação, com informações de Melzx Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*