Nesta segunda-feira pela manhã centenas de trabalhadores da Coteminas de Blumenau fizeram uma assembleia na frente da empresa localizada no bairro Garcia, com objetivo de buscar informações e tentar evitar uma demissão em massa. Na última sexta-feira o Sintrafite, sindicato da categoria, disse ter recebido um ofício da direção da empresa sinalizando a demissão de pelo menos 800 funcionários, de cerca de 1.200 no município
O argumento é a necessidade de enxugar a máquina para seguir operando em Blumenau. Na proposta aos trabalhadores, parcelamento da recisão em até 15 meses, com uma estimativa de pagar R$ 35 milhões. Na assembleia desta manhã, a proposta foi rejeitada pelos trabalhadores. A promessa é novas manifestações ao longo do dia.
A Prefeitura de Blumenau tentou intermediar uma solução junto a direção da empresa. O prefeito Mario Hildebrandt (Podemos) chegou a se reunir em São Paulo com presidente da Coteminas, Josué Alencar, que na oportunidade confirmou a reestruturação, mas negou a possibilidade de fechar a unidade no Município.
Seja o primeiro a comentar