Transporte coletivo de Blumenau terá novo contrato emergencial, com tarifa reajustada

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Não.  Não há novidade no título acima e, até provem em contrário, irregularidade alguma no momento que vive o transporte coletivo de Blumenau.

Mas a informação é simbólica. E sintomática dos desdobramentos da mais grave crise no sistema já vivido na cidade.

Nesta quarta-feira, 18,  o prefeito em exercício, Mário Hildebrandt (PSB), assina um novo contrato emergencial com a Viação Piracicabana e no dia 21, sexta, acontece o reajuste da tarifa para R$ 3,85, 20 centavos a mais. O contrato emergencial é o terceiro desde aquele assinado por Napoleão Bernardes (PSDB) no dia 25 de janeiro de 2016, dois dias depois de decretar a caducidade do Consórcio Siga.

A Piracicabana, até então desconhecida da população, foi escolhida para operar o sistema,  com uma tarifa reajustada dias antes. Por força do contrato com o Siga, a Prefeitura reajustou a passagem para R$ 3,65, mesmo com o péssimo serviço prestado e a decisão já tomada de refazer o edital de licitação do transporte coletivo.

Deram para a Piracicabana o reajuste que o Siga mereceria por força de lei, caso estivesse prestando um serviço adequado.

No começo foi aquele caos que todos lembram. Esperado e alertado, diga-se de passagem. Mas foi um caos.

Hoje o serviço melhorou muito na relação com o começo da operação, mas ainda é deficiente. E sem algumas exigências que as três empresas do Consórcio eram obrigadas a cumprir, e no caso, gastar.

Não tinha justificativa em janeiro de 2016 e não existe agora. O serviço prestado não condiz com aumento de tarifa.

Mas a Prefeitura optou em dar, assim como fez há um  ano.

O Grupo Comporte, da família Constantino, que tem a Piracicabana como uma das empresas, tem tudo para vencer a licitação em Blumenau, cujo prazo para inscrição de propostas encerra-se no dia 30. Ou seja, ganha um novo contrato, com valores reajustados  e ainda pode vencer a licitação e ficar na cidade por pelo menos duas décadas.

Sinceramente, gostaria de ver a Prefeitura mais preocupada com os usuários do que com a Piracicabana.

Mas…

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

 

 

 

4 Comentário

  1. Em quanto isso, ô…ô…..ô Napoleão de ferias nos Estados Unidos (Disney) so de boa, bando de otários.

  2. Agora tão querendo boicotar o sistema, deveriam não ter votado no Napo!

  3. Em outros municípios também tem esse problema de lançar um edital que agrade todo mundo??? Dai a empresa não cumpre o contrato, lá vem outro emergencial. Algo tão complexo assim, deveria ter uma garantia mais consistente para que o povo (tão amado pelo Brolo), não sofra mais nessas latas velhas.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*