Viacredi abre inscrições para o Programa Coopera Empreendedor

foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Aumentar o faturamento, evitar desperdício, organizar a gestão, melhorar os processos. São muitas as demandas de quem tem um negócio e vive o desafio constante de gerenciar micro e pequenas empresas. Para contribuir com o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores, surgiu o Programa Coopera Empreendedor, da Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos.

Realizado em parceria com o Sebrae, o programa tem como principal objetivo potencializar a gestão de empresas cooperadas por meio de consultorias especializadas, levando em conta as características especificas de cada negócio.

Em sua 26ª edição, o programa tem 250 vagas para cooperados do Paraná e de Santa Catarina. As inscrições começam no próximo dia 17 de julho e seguem até o dia 18 de agosto. Toda a ação é 100% custeada pela cooperativa por meio do PROGRID, que proporciona Educação e Formação aos cooperados. Podem participar Microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) cooperadas da Viacredi.

A coordenadora de relacionamento com o cooperado Naiara Emerenciano Baron ressalta que o programa vai ao encontro dos princípios cooperativistas. “Estamos capacitando os cooperados empreendedores na gestão do seu negócio e, assim contribuindo para o desenvolvimento da economia local”, diz.

Dividido em três momentos, o Programa Coopera Empreendedor começa pelo Diagnóstico e Consultoria. Nesta etapa o consultor realizar uma conversa detalhada com a empresa para compreender os pontos fortes e de desafio, para que, em consenso, sejam definidos os dois eixos a serem trabalhados, entre: gestão financeira, gestão de pessoas, gestão de processos, estratégia, marketing e vendas.

Na segunda etapa o consultor, juntamente ao gestor da empresa, define os próximos passos da consultoria. Com base nos eixos estabelecidos é definido se as ações serão de curto, médio e/ou longo prazo. Aqui, caberá ao empreendedor colocar em prática os aprendizados.

Após três meses de consultoria, é então realizada uma revisão do diagnóstico, com o objetivo de entender se as mudanças e o plano de ação estão trazendo resultados.
A cooperada Deisy Cipriani, sócia do restaurante Braseiro da Vila, de Blumenau, em Santa Catarina, relata que o programa foi um divisor de águas na sua empresa. “Participar do Coopera Empreendedor foi algo muito gratificante, pois nós tivemos a oportunidade de reorganizar algumas coisas que não estavam completamente definidas dentro do nosso processo”, ressalta a cooperada.

Ela conta que foi realizada uma consultoria na área financeira e que foi de fundamental importância para planejar o futuro da empresa. “Nós já tínhamos as planilhas e o caixa bem definido e organizados, mas ainda faltava aquela parte gerencial, de como a gente organiza e alimenta os números. Agora podemos ver o futuro diante daquelas planilhas”, comemora.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*