Como é gratificante ao chegar em uma cidade vermos as ruas limpas e os meios-fios pintadinhos de branco (as vezes com amarelo).
O exemplo do meio-fio nos remonta ao conceito de Ordem Pública, o qual visa trazer a noção de harmonia na sociedade; com a devida segurança, salubridade e a paz social.
Uma cidade cujas ruas tenham seus meios-fios colocados de forma alinhada, contínua e lustrados por tinta; dão nos o ar de viver na Via Ápia de um mundo melhor, em tempos modernos.
A estrutura física do meio-fio lhe atribui uma enorme função no contexto social, pois há de se perceber que nele se simboliza a ordem e o progresso advindos da pavimentação; nele sabemos a divisão de onde andam os veículos e por onde devem andar os pedestres; nele se norteiam a direção das tubulações de água e esgoto; nele observamos a borda da verdadeira organização social.
Não precisa ser um grande engenheiro, basta ser um construtor social; para saber da importância de um meio-fio para a comunidade. Para o bem estar da população, para que os objetivos planejados com os recursos dos impostos sejam alcançados, para que a harmonia reine em nossas cidades…
Sejamos nós os construtores sociais que sabem o valor de um meio-fio bem assentado em nossas ruas.
Nem todos são capazes de enxergar nos exemplos mais simples a solução de contextos mais complexos.
Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina.
Seja o primeiro a comentar