Casa da Cidadania completa três anos de atividades na Vila Itoupava

Foto: PMB

Nesta quinta-feira, dia 3, a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), hoje denominada de Casa da Cidadania (CDC), completa três anos de atendimento no distrito da Vila Itoupava. Somente entre janeiro de 2021 até julho de 2023 foram mais de 69 mil atendimentos feitos pela unidade que hoje conta com atendimentos da Praça do Cidadão, Procon, Junta Militar, Samae, Semudes, Correios e Epagri.

Dentre os serviços descentralizados, que são ofertados no local para toda a comunidade da região Norte da cidade, o mais procurado é o da Praça do Cidadão, com 32.038 atendimentos feitos, sendo 2.680 carteiras de identidade em cerca de três anos. Em seguida está a entrega de correspondências, com 5.788 atendimentos feitos pela Agência Comunitária dos Correios e em terceiro lugar, os serviços prestados pela Cidasc (emissão de guia de transporte animal), com um total de 3.274 atendimentos.

O prefeito Mário Hildebrandt ressalta que os números de atendimento comprovam o êxito da proposta e reforçam o compromisso do governo em descentralizar os serviços para os bairros. “Nesses últimos três anos expandimos a oferta de serviços para a população da região das Itoupavas. Sabemos que muitos moradores trabalham com a agricultura tornando mais difícil a vinda deles até a região central da cidade e entendemos a necessidade de oferecer condições para que eles possam resolver essas situações perto de casa “, afirma.

“Nesses últimos três anos expandimos a oferta de serviços para a população da região das Itoupavas; região que se consolida como um território em pleno desenvolvimento, pelos investimentos realizados pela Prefeitura de Blumenau na região. Sabemos, por exemplo, que muitos moradores da Vila trabalham com a agricultura tornando mais difícil a vinda deles até a região central da cidade e entendemos a importância e a necessidade de oferecer condições para que os moradores possam resolver situações, muitas vezes simples, sem a necessidade de se deslocar até o Centro da cidade”, afirma.

A importância da casa também foi consolidada com a aquisição do imóvel, em junho de 2022, garantindo a estrutura da central de atendimento. Inicialmente a unidade de prestação de serviços públicos descentralizados foi implantada em imóvel locado, na Rua Henrique Conrad. Após a aquisição do espaço, por meio de desapropriação, e com um investimento de mais de R$ 754 mil, o local se consolidou e possibilitou economias ao setor administrativo.

Hoje a Casa da Cidadania fica localizada na Rua Henrique Conrad, 730, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No local, é possível buscar atendimento da Junta Militar todas as segundas-feiras; Incra e Epagri todas as terças-feiras; Defesa Civil às quintas; Semudes/Cras todas nas quintas e sextas e Procon todas as quartas e sextas-feiras. Já as praças do Cidadão e do Empreendedor, o Samae e os Correios estão disponíveis diariamente em horário comercial.

Novos atendimentos em 2023

Somente neste ano, três novos serviços foram implantados na Casa da Cidadania. A Praça do Empreender chegou na Vila Itoupava para proporcionar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios no município.

Além disso, no último mês, a Secretaria de Promoção à Saúde (Semus) passou a promover o relacionamento direto com a população, dando as devidas orientações de assuntos relacionados à saúde. E a partir de Agosto o espaço contará com um Ponto de Atendimento da Receita Federal (PAV).

Casa da Cidadania passa por reformas nos próximos meses

Nos próximos meses a Casa da Cidadania passará por reformas na parte lógica e elétrica do prédio. Com o objetivo assegurar o imóvel e oferecer maior infraestrutura de cabeamento a rede elétrica e lógica, além de possibilitar a climatização de todas as salas.

“Para 2024 também está prevista uma reforma interna, adequando os espaços, com objetivo de aumentar o número de salas e por consequência o número de serviços disponibilizados na casa. A parte exterior também deve ser revitalizada, com a lavação e pintura do prédio” finaliza o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*