A presidente da Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA), Elissa Retcheski, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta quinta-feira, 17. Ela destacou o trabalho que vem sendo realizado pela instituição em 34 anos de atividade, bem como o Pedágio Solidário a ser realizado neste sábado, dia 19 de agosto, das 8h às 12h, nas principais ruas de Blumenau.
Os recursos arrecadados são fundamentais no auxílio ao pagamento da folha salarial dos colaboradores ao final do ano, cobrindo período de férias e décimo terceiro salário, além de incentivar a conclusão das obras da sede própria da instituição. “Precisamos entender que o surdo precisa de atendimento, de uma identificação para que ele possa ser incluído na sociedade. Quando falamos de inclusão, precisamos entender o que é empatia. A ABADA coloca à disposição a central de libras, que auxilia com todo o atendimento que o surdo necessita”, afirmou a presidente.
Um exemplo do trabalho desempenhado pela ABADA está na questão hospitalar. “Qualquer médico que precisa atender o surdo e não saiba libras acaba acionando a ABADA para que a sua central atenda. Temos um caso muito especial de uma menina que iniciou em nosso projeto aos cinco anos e hoje está formada em psicologia na FURB”, comentou Elissa.
O pedágio também será realizado de maneira virtual e as informações serão divulgadas nas redes sociais oficiais da ABADA.
Fonte: CMB
Seja o primeiro a comentar