O Informe Blumenau acompanhou a parte inicial da visita da comitiva do Ministério da Educação a FURB, na manhã desta segunda-feira, 4. Liderada pela secretária de ensino superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de educação superior, Tânia Mara Francisco, e a coordenadora-geral de normatização de assuntos estratégicos, Daniela Helena Oliveira Godoy, a comitiva veio conhecer in loco a estrutura da Universidade, dentro da perspectiva de expansão das vagas federais no ensino superior em Santa Catarina.
A comitiva, acompanhada da deputada federal Ana Paula Lima (PT), interlocutora da proposta junto ao Governo Federal, do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e dos Reitores da UFSC e IFC, foi recebida pela Reitora Mácia Sardá Espíndola, lideranças do Movimento FURB Federal e outras autoridades, além de estudantes, que receberam com o grito “FURB Federal Já!”.
Ver essa foto no Instagram
Na sala da Reitora aconteceram as primeiras manifestações. Márcia Sardá contextualizou a criação da Universidade de Blumenau, sua estrutura pública municipal e entregou três estudos. O principal, que ainda não tinha sido encaminhado e estava sendo cobrado, foi feito por uma auditoria externa, contratado pela Prefeitura, com um levantamento minucioso do patrimônio, incluindo a situação dos professores e servidores.
Todas as falas convergiram para o papel de destaque que a FURB tem na região e para Santa Catarina, papel que extrapola os limites da educação e envolve a pesquisa e extensão, fatores decisivos para o desenvolvimento regional e estadual.
E as falas também convergiram para um consenso. Depois de 22 anos de luta pela federalização, com um Governo Federal sensível à educação, a decisão agora é política.
No vídeo abaixo, reproduzimos as falas da Reitora Márcia Sardá, do prefeito Mário Hildebrandt e da deputada Ana Paula Lima. Em outro post repercutiremos outras falas.
Seja o primeiro a comentar