O protagonismo da deputada Ana Paula e o vácuo das lideranças regionais no debate sobre a federalização da FURB

Foto: divulgação

Em mais de 20 anos, parece que agora, em setembro de 2023, a chama da federalização da FURB está mais acessa que nunca, naquele sentimento de “que agora vai!” Apesar da perspectiva positiva do momento, poucas lideranças políticas marcaram presença na tão aguardada, importante e emblemática visita da comitiva do Ministério da Educação a Blumenau, nesta segunda-feira, 4.

Talvez seja o incômodo com o protagonismo da deputada federal Ana Paula Lima (PT), hoje a principal interlocutora do Governo Federal com a região e Santa Catarina, além, é claro, do marido, Décio Lima (PT), presidente do Sebrae. Ela teve papel importante na vinda da comitiva, que fez uma visita técnica à Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e à Universidade Federal de Santa Catarina Campus Blumenau (UFSC).

“Estamos unidos para ampliar e agilizar os processos para que, no mais breve possível, consigamos ter a expansão dos cursos no ensino superior público de qualidade no Vale do Itajaí e, possamos atender mais estudantes em toda nossa região e no Estado”, enfatiza  Ana, que ocupa a vice-líder do governo na Câmara.

Uma pauta que, diga-se de passagem e justiça seja feita, foi tirada da gaveta no debate político em 2022, pelo então senador Jorginho Mello (PL). Ele levantou este tema junto ao ministério da Educação do seu aliado Jair Bolsonaro (PL), então presidente da República.

Além de Ana Paula, apenas o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o vereador Adriano Pereira (PT) acompanharam a visita. Os demais 14 vereadores, os quatro deputados estaduais e os outros dois deputados federais da cidade e região se abstiveram de acompanhar uma pauta tão importante para o Vale do Itajaí – ou Europeu, como quiserem.

Qual a razão? A grande maioria das lideranças passou pela FURB, seja como aluno ou como professor.

Não estavam interessados ou entendem que a pauta é menor?

 

1 Comentário

  1. Talvez a dor de cotovelo como diziam os antigos…Isso mostra que a maioria não estão preocupados com os investimentos do governo federal na cidade e que a Furb seja federal. Talvez gostem mais de motociatas…

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*