Apesar de um perfil bolsonarista, a população de Blumenau não entrou na onda daqueles que tentaram desqualificar a data cívica do 7 de setembro, entre eles deputados e senadores – em Chapecó, o prefeito João Rodrigues cancelou o desfile para “evitar protestos” -, pedindo para as pessoas não prestigiarem.
O desfile em comemoração a independência do Brasil, nesta quinta-feira, reuniu mais de 3 mil participantes, que desfilaram pela rua 15 de Novembro, no centro da cidade, além das milhares de pessoas que se reuniram para apreciar as 50 atrações.
E foi plural. Além das forças militares, escolas, escoteiros e entidades da sociedade, indígenas, lideranças de movimentos sociais e sindicais e da Furb Federal desfilaram pela Rua XV de Novembro. Democraticamente, como tem que ser, e foi sempre, com a excessão recente.
“É uma ocasião especial que nos permite celebrar e refletir sobre a importância da nossa pátria, da história do nosso país e cidade. É uma oportunidade para renovarmos nosso patriotismo com o Brasil”, declarou o prefeito, Mário Hildebrandt.
Quantos ônibus de turismo chegaram em Blumenau com militantes do PT ? A maioria não era população de Blumenau , foram os “bois de piranha”.