TV Informe | Preconceito e politicagem durante desfile de sete de setembro em Blumenau

Imagem: reprodução

Não sei há quanto tempo a Marcha dos Excluídos é realizada em Blumenau no dia 7 de setembro, junto ao tradicional desfile cívico militar, mas com certeza há mais de quinze anos, se não mais.  É um movimento que existe, em todo o Brasil, criado para dar visibilidades à pautas sociais, que acontece antes ou depois do desfile oficial.

Em Blumenau foi assim novamente nesta quinta-feira. A pauta deste ano teve temas variados, como a Federalização da FURB, o debate sobre o Marco Temporal e o respeito a diversidade. Marcharam indígenas, professores, sindicalistas, pais, mães, blumenauenses e não blumenauenses, pessoas iguais a eu, você ou as tantas outras que estavam na Rua XV, seja para desfilar ou para prestigiar.

Além da marcha, o desfile contou com o Exército, Polícia Militar, demais forças de segurança, instituições de ensino, entidades, grupos da comunidade e corporações musicais do Programa de Bandas e Fanfarras, além de autoridades. A Prefeitura estima em mais de três mil participantes, fora o público.

Mas, mesmo assim, um grupo de lideranças políticas preferiram “lacrar” em cima do desfile e expor uma mensagem preconceituosa, que não condiz com o que foi o desfile, dentro de um contexto político nacional. São deputados de fora da cidade, como os federais Caroline de Toni e Zé Trovão, o estadual Jessé Lopes, todos do PL e que receberam boa votação em Blumenau,

Usaram a gravação do trecho da marcha, onde passavam as representantes da ONG Mães do Amor em Defesa da  Diversidade para associar com uma “nova fase” do 7 de setembro. “Cenas lamentáveis do Desfile de Sete de Setembro em Blumenau”, bradou Caroline de Toni. Jessé Lopes escreveu, usando a imagem dos indígenas, que foi um “show de horror em Blumenau”.

O pior ainda é quando a manifestação vem de um vereador de Blumenau. Emmanuel dos Santos, o Tuca (Novo), não teve pudor em tentar manchar o desfile, ao fazer o recorte preconceituoso e repassar em suas redes sociais. Escreveu que é uma vergonha para Blumenau e que vai protocolar um pedido de informações para saber quem foi o “responsável por tornar o desfile de 7 de Setembro no desfile do PT”.

A manifestação inicial de preconceito foi feita por uma pessoa que assistia e reverberada pelos políticos, confira.

Ao exporem um recorte de uma manifestação, dentro de uma programação maior do tradicional desfile cívico, os políticos alimentam suas bolhas de preconceito e ódio. E conseguem, basta ver os comentários. E expõem Blumenau de uma forma irresponsável em busca de likes.

4 Comentário

  1. É preciso exterminar o nazismo em Blumenau, esses políticos se manifestaram com ódio, preconceito e mentiras na busca de agradar o nazismo que trafega pela cidade. Políticos que incitam o ódio e divulgam mentiras deveriam ser varridos da vida política do país. O nazismo é intolerável!!!

  2. Não faço coro às manifestações desses políticos, mas questiono, de forma sincera e legítima, o que leva uma pessoa a desfilar no 7 de setembro, em que comemoramos a independência do Brasil, portando a bandeira de CUBA, com camiseta estampando a foto do Che Guevara … não faz o menor sentido.

  3. Sindicatos, bandeira de Cuba, che Guevara, ainda querem que façamos elogios?..Tomem vergonha.

  4. Parabéns aos nobres Deputados e aqueles que fizeram um desfile sobre o tema independência. Esses lavradores, amantes de Cuba, Che Guevara, etc deveriam ter ficado em suas casas. Só mancha um evento tão simbólico da nação.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*