Uma onda de calor sufocante atinge a região Sudeste nesta semana, trazendo altas temperaturas e tempo firme, de acordo com a Climatempo.
Não deve chover em Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e na maior parte de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, no interior e na região metropolitana de São Paulo, muito sol e altas temperaturas, mas com condições de pancadas de chuva à tarde.
O litoral norte paulista, a região do Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira seguem sem chuva.
Santa Catarina
Depois de uma sequência de dias com tempo firme, ensolarado e com muito calor em Santa Catarina, o tempo muda entre a tarde e a noite da segunda-feira, 18, com o retorno das pancadas de chuva e temporais para todas as regiões, mas em especial para as áreas mais próximas da divisa com o Rio Grande do Sul. O forte calor, combinado a instabilidade associada a formação de uma frente fria no estado vizinho, favorece para a formação de núcleos de instabilidade, que provocam pancadas de chuva e temporais de forma muito isolada pelo estado, mas em especial nas áreas mais próximas da divisa com o Rio Grande do Sul, entre a tarde da segunda-feira, 18, e o amanhecer da terça-feira, 19, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. A chuva retorna, mais uma vez acompanhada por temporais (com raios, rajadas de vento e granizo) na tarde da terça-feira, 19, esse comportamento, de chuva e temporais entre as tardes e o início das noites, tendem a se repetir nos dias posteriores, porém com menor intensidade. Ainda, os temporais ocorrem por causa do forte calor e da umidade disponível, já que as temperaturas máximas vão continuar altas em boa parte do estado.
Blumenau
Nesta segunda-feira, 18, o sol predomina em meio a poucas nuvens ao longo do dia e o calor ganha intensidade entre o final da manhã e o início da tarde. Entre o final da tarde e a noite, a presença de perturbações nos níveis superiores da atmosfera combinado com a disponibilidade de calor e umidade em superfície, favorece a condição para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados. A máxima varia entre 34 a 36ºC. Vento fraco de oeste passando para leste.
Na terça-feira, mantém a presença do sol em meio a poucas nuvens ao longo do dia e com sensação de calor a tarde. A partir da tarde, a presença de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) de onda curta nos médios níveis da atmosfera, combinado com difluência nos altos níveis e a disponibilidade de calor e umidade em superfície, favorece a condição para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas. Há risco para temporais isolados. A mínima varia de 20 a 22ºC e a máxima varia entre 32 a 34ºC. Vento fraco de oeste passando para leste.
Na quarta-feira, o dia inicia com a presença de muitas nuvens, no entanto, o sol volta a predominar em meio a variação de nuvens ao longo da manhã favorecendo a elevação da temperatura. Entre a tarde e a noite, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de algumas trovoadas. A mínima varia entre 19 e 21ºC e a máxima oscila entre 30 e 32ºC. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.
Entre a quinta e a sexta-feira, uma nova massa de ar seco avança sobre SC e mantém o predomínio de sol e variação de nuvens ao longo dos dias. As mínimas variam entre 18 e 20ºC e as máximas oscilam em torno dos 29ºC na quinta-feira e 33ºC na sexta-feira.
Com informações do ClimaTempo, Defesa Civil-SC e AlertaBlu
Seja o primeiro a comentar