O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará, nesta terça-feira, 19, a partir das 10h (de Brasília), o discurso de abertura da 78ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
Entre os temas que devem ser abordados pelo chefe do Executivo está a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. Segundo Lula, o modelo que vigora atualmente, criado após a Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21.
Outra questão que deve ser levantada são os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
“Por que o Brasil não pode entrar? Por que a Índia não pode entrar? Por que a África do Sul não pode entrar? Por que não pode entrar a Alemanha? Por que não pode entrar a Índia? Quem é que disse que os mesmos países que foram colocados lá em 1945 continuem lá?”, questionou Lula durante o “Conversa com o Presidente”, sua live semanal.
Outros compromissos
Antes de sua fala, o presidente se encontrará com o secretário-geral da ONU, António Guterres, às 9h40.
Veja as outras reuniões bilaterais de Lula no dia:
16h: Alexander Van der Bellen, presidente da Áustria
17h: Olaf Scholz, chanceler da Alemanha
18h15: Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega
19h: Mahmoud Abbas, presidente do Estado da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina
Lula chegou a Nova York ainda na noite de sábado, 16, após participar da reunião de líderes do G77+China, em Cuba. O petista deverá permanecer nos Estados Unidos até quinta-feira, 21.
Fonte: CNN Brasil
Talvez ele solicite a entrada na ONU da Venezuele , Cuba, Colombia ……fora as gafes que vai cometer assim que abrir a boca .