Uma importante obra para a região começou nesta quinta-feira, 21. A recuperação e revitalização da SC-108, entre Brusque e Gaspar, no Médio Vale do Itajaí. O secretário Jerry Comper (MDB) e o Superintendente de Infraestrutura da SIE, Vissilar Pretto, acompanharam in loco o início desta obra, em Gaspar, no Bairro Santa Terezinha. Quem estava presente também foi o coordenador regional da SIE no Vale, ex-prefeito de Botuverá, Nene Colombi.
A obra faz parte do Programa de Recuperação Rodoviária de Emergência – parte integrante do Programa Estrada Boa, lançado recentemente pelo governo do Estado.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que, atualmente, a SC-108 apresenta trincas de forma generalizada, remendos e desgastes no pavimento. “O trecho será totalmente revitalizado. Agora é fiscalizar e cobrar a execução correta desta obra essencial para a região. É um sonho que começa a se tornar realidade,” comemora Comper, que é da região, pois tem domicílio eleitoral em Ibirama.
Detalhes das obras na SC-108 com base na análise das condições atuais da rodovia, serão necessárias as seguintes obras:
- Roçada e limpeza dos dispositivos de drenagem;
- Recomposição dessas drenagens e a implementação de melhorias com canaletas em pontos planos, visando o adequado escoamento da água;
- Iniciar os trabalhos de recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição de concreto asfáltico com mesma espessura retirada;
- Nos trechos mais críticos com irregularidade e degradação acentuada do pavimento, além da recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição em todo o trecho crítico, também deve ser aplicada uma camada de reforço de capa asfáltica.
- Nos seguimentos que forem executados fresagem descontínua deverá ser aplicada, sobre estes, uma camada de micro revestimento asfáltico com a finalidade de melhorar a impermeabilização do pavimento.
- Executar nova sinalização horizontal e complementar a vertical em toda a extensão, melhorando a segurança para os usuários.
Fonte: da redação, com informações da ACN
Seja o primeiro a comentar