A 14ª Sessão Ordinária Mirim, ocorrida nessa quarta-feira, 11, foi destinada também ao sorteio para escolha das escolas que participarão das eleições mirins deste ano.
As 21 escolas inscritas, públicas e particulares do município, foram relacionadas em lista por ordem alfabética, recebendo o número de ordem específico de 1 a 21. Os números foram incluídos no globo para o sorteio pelo presidente da Câmara Municipal de Blumenau, Almir Vieira (PP), que representou a Mesa Diretora no ato.
Em seguida, os vereadores mirins presentes sortearam um a um, no total 20 unidades escolares, sendo que as 15 primeiras instituições participarão efetivamente do pleito como titulares e as outras cinco ficarão como suplentes. A escola titular será substituída pela escola suplente caso haja desistência ou exclusão do processo de eleição ou se durante a legislatura de 2024, após convocação dos vereadores mirins suplentes, não haja mais vereador mirim para representa-la.
Confira as escolas sorteadas para participar das eleições Mirins 2023:
Titulares:
– Escola Civíco Militar EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen
– Escola Básica Municipal Bilíngue Gustavo Richard
– Escola Básica Municipal Bilíngue Norma Dignart Huber
– Escola Básica Municipal Alberto Stein
– Escola Barão do Rio Branco
– Escola Básica Municipal Profª Adelaide Starke
– Colégio Adventista de Blumenau
– Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim
– Colégio Shalom
– Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Fernando Ostermann
– Escola Básica Municipal Profª Hella Altenburg
– Colégio Bom Jesus Santo Antônio
– Escola de Ensino Fundamental José Vieira Corte
– Escola Básica Municipal Vidal Ramos
– Escola Básica Municipal Bilíngue Tiradentes e Profª Júlia Strzalkowska
Suplentes:
– Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Rodolfo Hollenweger
– Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves
– Colégio Sagrada Família
– Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos
– Escola de Educação Básica Pedro II
Depois dessa etapa, cada educandário sorteado deverá fazer as inscrições dos alunos de 12 a 27 de outubro, apresentando, obrigatoriamente, três candidatos ao cargo de vereador mirim. Poderão candidatar-se alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, que até o dia 9 de novembro não tenham completado 15 anos.
Em nome da Câmara Mirim, o presidente Eduardo Lima da Costa Pereira, parabenizou as escolas sorteadas. A eleição mirim acontece no dia 10 de novembro, das 8h às 16h, nas dependências das escolas públicas ou privadas credenciadas. A diplomação Vereadores Mirins 2023 será no dia 4 de dezembro, às 19h, no Plenário do Legislativo.
Após o sorteio, o presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira, afirmou ser muito importante o ato de cidadania realizado na tarde de quarta-feira, 11. “Fomos testemunhas de realizar um sorteio onde estaremos trazendo no próximo ano jovens para essa casa legislativa, para assim poder entender o funcionamento do legislativo da nossa cidade, para poderem ter um conhecimento e um aproveitamento maior em suas vidas. Tenho certeza de que esse conhecimento e sabedoria adquirido fará diferença no amanhã para se discutir sobre política, direitos e deveres, pois é um grande prêmio ser um vereador mirim”, afirmou o presidente do legislativo municipal.
Com o término do sorteio das escolas participantes do processo eleitoral 2023, os vereadores mirins fizeram uso da sua fala na tribuna. Entre os assuntos de destaque estiveram temas voltados ao Outubro Rosa, aquecimento global e seus resultados, sustentabilidade como incentivo a projetos educativos, alimentação e sua importância na qualidade de vida, dia das crianças, síndrome de down, dia dos professores e defesa dos direitos das mulheres.
A próxima reunião dos vereadores mirins será a sessão solene, em homenagem aos professores, a realizar-se no dia 30 de outubro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal.
Fonte: CMB
Seja o primeiro a comentar