Destaque novamente esta semana para a chuva na Região Sul do Brasil. Nesta segunda-feira, 23, áreas de instabilidades associadas a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão irão manter nuvens de temporais sobre o Rio Grande do Sul. O risco é de chuva forte, com raios e ventos nas áreas da Fronteira Oeste, desde cedo. No decorrer do dia, a chuva aumenta sobre o sudoeste e sul do Paraná e no interior de Santa Catarina. Em Porto Alegre, a chuva pode acontecer a qualquer momento, intercalando períodos de melhora, mas, já em Florianópolis e Curitiba, chance apenas de pancadas mais pontuais entre tarde e noite.
Novo ciclone extratropical em alto mar
Na terça-feira, 24, há um reforço das instabilidades na Região Sul, devido a formação de um novo ciclone extratropical EM ALTO MAR, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O SISTEMA NÃO ATUA DIRETAMENTE NOS ESTADOS E NA REGIÃO; mas, irá gerar mais combustível para novas nuvens de tempestade.
O litoral do Rio Grande do Sul fica em alerta para chuva e rajadas de vento forte, assim como áreas do leste e litoral de Santa Catarina. No decorrer do dia, o sistema dá origem à uma frente fria que, à noite, passa a reforçar a umidade sobre parte da Região. No Paraná, a chuva aumenta devido a circulação de ventos e a entrada de mais umidade que vai favorecendo a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos.
Alerta para ventania
Terça-feira, 24, com previsão de rajadas de vento moderadas a fortes em grande parte da Região Sul, variando, em média, entre 40 e 60 km/h independente da chuva. Pontualmente as rajadas podem atingir valores entre 50 e 70 km/h, principalmente no litoral e nos trechos de serra entre Santa Catarina e o estado gaúcho. Na quarta, dia 25, risco de vento forte no leste do Rio Grande do Sul, no sul e no litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento entre 50 a 70 km – pontualmente os valores podem chegar até os 80 km/h no sul catarinense e pontos altos da serra.
ATENÇÃO PARA O MAR AGITADO: ondas subindo na terça, dia 24, na costa do RS e ficando mais agitado no estado gaúcho e em SC na quarta (25) e na quinta-feira, 26.
Na quarta-feira, o ciclone e a frente fria se afastam mais para alto mar, porém, a circulação dos ventos ainda mantém nuvens bem carregadas desde o leste e litoral de Santa Catarina ao leste e litoral do Paraná. Atenção voltada para a chuva forte e persistente nos dois estados – que pode ocasionar em transtornos. No Rio Grande do Sul, o tempo fica mais instável apenas sobre as áreas da Região Serrana, com o tempo voltando a ficar firme no centro-sul e interior do estado.
Fonte: Climatempo
Seja o primeiro a comentar