Opinião | A telecracia

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Entre as pragas que devastam a política, uma é típica da civilização do consumo e abriga o campo do simbolismo. É conhecida como marketing. Origina-se na liturgia do poder, fazendo-se presente na História da Humanidade como sistema de tintura, pintura, estética para lapidar a imagem de governantes, sejam eles reis, presidentes, políticos ou celebridades do mundo dos divertimentos.

Quinto Túlio já o experimentava em 64 A.C. quando aconselhava o irmão Marco Cícero, famoso tribuno romano, candidato ao consulado, a se apresentar como um “homem novo preparado para conseguir a adesão entusiasmada do povo”.

César calculava os gestos públicos. Maquiavel ensinava o Príncipe a divertir o povo com festas e jogos. Luís XIV desfilava em seu cavalo branco nos espetáculos que promovia. Napoleão parecia um pavão vestido de púrpura quando se coroou para receber a benção do papa em Notre-Dame. Hitler foi treinado em aulas de declamação para agitar as massas, aprendendo a arte da oratória com um artista chamado Basil. O marketing político ganhou status profissional sob o comando de Joseph Goebbels, o “publicista” de Hitler.

Essa engenharia de encantamento das massas aportou, há décadas, no Brasil para agravar as mazelas de nossa incipiente democracia. Nos anos 60 tivemos as primeiras campanhas marqueteiras. Começou com a mobilização das massas nas ruas. Passou pela adoção de símbolos, cores e cantos até ganhar, hoje, dimensão pirotécnica, quando elege a forma em detrimento de valores. Políticos são transformados em bonecos.

Slogans se antecipam a programas. Brasil, Pátria Amada; Brasil, União e Reconstrução. Fincam-se no território as estacas do que podemos chamar de telecracia – extravagância sob a pilotagem da mídia eletrônica –, em que atores canhestros são ensinados a engabelar a fé dos tele-eleitores. Não é de admirar que a representação política, plasmada pela cosmética do apelo mercadológico, tem criado imenso vácuo no meio social. Poucas pessoas acreditam nos políticos. A transformação da política em extensão do show business tem sido o ofício de uma classe treinada para ampliar os limites do Estado-Espetáculo a fim de extrair dele grandes negócios.

Nos Estados Unidos, essa atividade está consolidada. Ocorre que os norte-americanos, mais racionais, se agrupam em torno de dois grandes partidos e não se deixam enganar facilmente. Ademais, lá não se vê o desperdício de tempos eleitorais gratuitos servindo de trampolim para a atividade circense da política. Aqui, o povo paga (com impostos) para ser enganado. E ainda compra gato por lebre. A varinha de condão é usada para empetecar atores pelo país afora, embalando candidatos com o lema vivaldino: “Fulano fez, fulano fará melhor”.

Como os resultados são parcos, instala-se na consciência social um processo de desmoronamento dos falsos “feitores”. Prefeituras e governos, incluindo o federal, estão encostados no monumental paredão de pasteurização construído com a argamassa do marketing. Profunda distância se forma entre a imagem dos entes governativos e a realidade social.

A degradação da política é um processo em curso e resulta da antinomia entre o interesse individual e os interesses coletivos. Essa pertinente observação de Maurice Duverger, quando estabelece comparação entre o liberalismo e o socialismo, explica bem a crise. A democracia liberal abriu grandes comportas para a corrupção e o socialismo revolucionário se arrebentou sob os destroços do Muro de Berlim.

Estamos à procura de um novo paradigma capaz de resgatar a velha utopia expressa por Aristóteles, em sua Política, a de que o homem, como animal político, deve participar ativamente da vida da polis (cidade) para servir ao bem comum.

P.S. Dedico este escrito ao irmão Ewerton Torquato, que acaba de nos deixar

Gaudêncio Torquato, jornalista, professor (USP) e consultor político

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