As duas principais estatais do Governo do Estado anunciam uma série de ações para ajudar famílias e empreendedores catarinenses que sofreram prejuízos decorrentes das chuvas neste mês de outubro.
A Celesc anunciou duas medidas. Não irá suspender o fornecimento de energia elétrica de unidades localizadas em bairros de cidades atingidas pelas enchentes que atrasarem o pagamento nos próximos 60 dias. Serão beneficiados moradores de localidades indicadas pelas prefeituras.
A companhia também lançou um programa para parcelamento de faturas atrasadas para atender quem tem débitos pendentes em outubro ou nos meses anteriores. Esses moradores também precisam residir em bairros afetados pelas enchentes. Além disso, essas unidades devem estar em municípios que decretaram estado de calamidade ou de emergência para poder parcelar os valores pendentes em até 24 prestações, sem entrada, com isenção de multa e juros pretéritos.
Para acessar o benefício o cliente precisa ir até uma das lojas da Celesc com documento de identificação (RG, CPF ou CNH).
Já a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vai conceder um desconto emergencial na fatura dos imóveis afetados pelas enchentes em cidades atendidas pela Companhia. Do total de 159 municípios que emitiram decretos de Situação de Emergência, 100 estão incluídos no desconto por recomendação do governador Jorginho Mello (PL).
O desconto na fatura de água será realizado com base na média dos últimos seis meses de consumo, de forma a isentar a cobrança do volume excedente utilizado nesse período. “As pessoas vão ter a possibilidade de usar a água necessária para fazer a limpeza em suas casas sem que esse valor seja considerado”, explica o diretor-presidente da Companhia, Edson Moritz. A redução é significativa quando pensamos que as pessoas precisam utilizar muita água para remover a lama que se acumula nos imóveis após as cheias prolongadas.
A CASAN também se comprometeu em manter o fornecimento de água para as unidades com faturas atrasadas nos últimos 60 dias nessas mesmas áreas atingidas. Qualquer atraso poderá ser avaliado de forma posterior, por meio do programa de parcelamento da Companhia.
O benefício do desconto emergencial precisa ser solicitado pelos moradores mediante preenchimento do formulário que será disponibilizado pela Companhia nos próximos dias, no site. É necessário o envio de comprovação do dano ocorrido no imóvel (foto ou outro documento).
Cidades beneficiadas com o desconto emergencial:
Agrolândia
Agronômica
Águas de Chapecó
Alfredo Wagner
Angelina
Anita Garibaldi
Apiúna
Araquari
Arroio Trinta
Ascurra
Atalanta
Aurora
Balneário Barra do Sul
Bela Vista do Toldo
Benedito Novo
Bocaina do Sul
Bom Jardim da Serra
Botuverá
Campo Belo do Sul
Canoinhas
Capão Alto
Chapadão do Lageado
Chapecó
Concórdia
Correia Pinto
Curitibanos
Dona Emma
Doutor Pedrinho
Entre Rios
Erval Velho
Forquilhinha
Garopaba
Ibiam
Ibirama
Içara
Imbuia
Indaial
Ipira
Ipumirim
Irani
Irineópolis
Itá
Itaiópolis
Ituporanga
Jaborá
José Boiteux
Lacerdópolis
Laguna
Laurentino
Lauro Müller
Lebon Régis
Leoberto Leal
Lindóia do Sul
Lontras
Macieira
Mafra
Major Gercino
Major Vieira
Matos Costa
Mirim Doce
Monte Castelo
Otacílio Costa
Painel
Palmeira
Palmitos
Paulo Lopes
Petrolândia
Pinheiro Preto
Piratuba
Ponte Alta
Ponte Alta do Norte
Porto União
Pouso Redondo
Presidente Nereu
Rancho Queimado
Rio do Campo
Rio do Oeste
Rio do Sul
Rodeio
Salete
Salto Veloso
Santa Terezinha
Santo Amaro da Imperatriz
São Carlos
São Cristóvão do Sul
São João do Sul
São Joaquim
São José do Cerrito
Siderópolis
Taió
Tangará
Treze Tilias
Trombudo Central
Urubici
Urupema
Vargem Bonita
Vidal Ramos
Vitor Meireles
Witmarsum
Xavantina
Fonte: da redação, com informações da ACN
Seja o primeiro a comentar