Câmara de Blumenau entrega oito homenagens na sessão solene desta quinta-feira

Foto: Denner Ovidio
A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, nesta quinta-feira, 26, a tradicional sessão solene para entrega de moções de louvor. O Legislativo municipal abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças do presidente do Legislativo municipal, vereador Almir Vieira (PP), que fez a abertura dos trabalhos, dos vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota) e Adriano Pereira (PT) e da vereadora Silmara Miguel, além dos homenageados, familiares e amigos dos homenageados e demais convidados. Foram entregues oito homenagens.
O vereador  Adriano Pereira (PT) entregou moção de louvor à Banda Cavalinho, pelo seu aniversário de 50 anos. Recordou a história da banda, através do seu fundador Rigobert Döring, popularmente conhecido por seu Rigo. Apontou que tudo começou quando ele trocou sua bicicleta por um acordeão e foi à luta para aprender a tocar no Teatro Carlos Gomes e depois integrou outras bandas, antes de montar a Banda Cavalinho. Destacou que o legado dele permanece até os dias de hoje. Falou ainda da história de sucesso que a banda tem pelo Brasil afora e na Oktoberfest. “Esta homenagem à Banda Cavalinho me deixa muito feliz, pois sou músico e representante da classe musical nesta Casa. Nada mais justo do que prestar essa homenagem a um grupo seleto de músicos profissionais que levam alegria por onde passam, especialmente neste período de Oktoberfest. Desejamos sucesso, saúde e vida longa a banda Cavalinho”, destacou, estendendo a homenagem a todos os integrantes, ex-integrantes da banda e ao seu Rigo e família.
O representante da Banda Cavalinho, Nildomar Dias, também recordou a história da Banda que foi fundada em 1° de abril de 1973, mas destacou a história do seu Rigo antes deste período e de que seu Rigo deixou toda a trajetória que ele passou com a banda registrada no seu livro-caixa. “A família Rigo representa muito para nós. Nada disso seria possível se não fosse o primeiro passo que seu Rigo deu lá atrás, trazendo todo o seu amor pela música e pela cultura alemã. Isso permanece até hoje, pois a banda respira a cultura de Blumenau e por onde passa leva o nome de Blumenau com todo o amor e carinho”, destacou, agradecendo o vereador Adriano pela moção e estendendo os agradecimentos à família do seu Rigo, a todos os ex-integrantes e atuais integrantes da banda. Ele lembrou que em 23 de agosto deste ano na Vila Germânica aconteceu uma noite alusiva para marcar os 50 anos da banda e que foi feito um documentário retratando a história do grupo, que está  disponível no YouTube da Banda Cavalinho.
O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) é autor da moção de louvor em homenagem à Igreja CEI Blumenau, pelos relevantes serviços sociais prestados na cidade. Ele destacou o trabalho de quase cinco anos de ação social da Igreja na distribuição de alimentos para as pessoas com vulnerabilidade social e no trabalho da Boutique Solidária, onde três vezes por semana a comunidade pode escolher roupas de forma gratuita. “O trabalho que vocês fazem de acolher as pessoas, principalmente as pessoas com vulnerabilidade social, que muitas vezes, são marginalizadas da sociedade e passam despercebidas e são ignoradas pela maioria, mas vocês têm a missão de ajudar, de acolher e de resgatar essas pessoas. Esse trabalho vocês fazem com muito amor e afinco e por isso essa justa homenagem”, destacou, apontando que, muitas vezes, as igrejas chegam onde o poder público não consegue chegar por conta das limitações .
O pastor da Igreja CEI Blumenau, João Pereira, recebeu a moção das mãos do vereador, dizendo que é apenas um representante da Igreja, pois essa é formada por um grupo de pessoas vocacionadas e impulsionadas pelo amor às pessoas. “O que nos move é o amor. Vemos na Bíblia que a verdadeira Igreja não é aquela que tem interesse em enriquecer com os recursos, mas organizar os recursos para atender às pessoas que vivem com necessidades. E essas pessoas serão atingidas por esse amor. Nós entendemos que a Igreja verdadeira não acumula, mas distribui. A Igreja é uma instituição onde se reparte o amor e o pão de cada dia. Nossa Igreja tem a missão de acolher aqueles que estão perdidos e está com as portas abertas para acolher a todos os moradores desta cidade”, salientou, agradecendo a homenagem do vereador e dizendo que essa homenagem impulsiona a seguir com o trabalho de atender mais pessoas.
A vereadora Silmara Miguel (PSD) prestou homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, em decorrência dos 50 anos de fundação da entidade na cidade. Apontou que foi com grande honra e admiração que prestou homenagem à Rede Feminina, que desde 1973 tem feito um trabalho incansável na cidade, sendo um farol de esperança para a comunidade.  “Ao longo dessas cinco décadas, as inúmeras voluntárias se uniram em um compromisso pela vida, abraçando a nobre causa de lutar contra o câncer, de fornecer apoio, principalmente emocional, a essas mulheres. Quando recebem o diagnóstico o mundo delas cai, mas vocês as levantam com esperança”, afirmou, apontando que a rede não é apenas uma organização, mas um símbolo de esperança e solidariedade. Ao fim, a vereadora apresentou um vídeo com depoimentos de voluntárias, expressando o que a Rede Feminina representa na vida delas.
A presidente da Rede Feminina, Sueli Roberti Cristofolini, agradeceu à Casa Legislativa pelo apoio e reconhecimento da importância do trabalho, enfatizando o recebimento desta homenagem em um ano significativo para a entidade e de representar centenas de mulheres. “É uma honra estar à frente desta entidade, que é tão amada e respeitada nesta cidade. Esse respeito foi conquistado através de muito trabalho, transparência e comprometimento. Recentemente, vivemos os tempos mais difíceis nesses 50 anos, pois perdemos nossa casa, mas isso só veio confirmar o quanto nós somos fortes, porque desistir nunca foi uma opção e o nosso Batalhão foi à luta, renascemos e seguimos firmes com o compromisso de crescer, nos mantermos atualizadas às novas realidades da medicina e prestar serviços humanizados de excelência na luta incansável pela prevenção, pelo diagnóstico precoce e pelo apoio às mulheres”, enfatizou, recordando que em 2021, quando tinha sido recém-empossada como presidente, utilizou a tribuna da Câmara para pedir o apoio do Legislativo para que a entidade pudesse ter uma sede nova e que isso acabou se concretizando.
A vereadora Silmara Miguel também entregou uma moção à presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Cristiane Schildwachter Buerger, por ser a primeira mulher presidente da Acib em 121 anos de história da entidade na cidade. A parlamentar enfatizou as realizações profissionais da homenageada, mas também seu papel como mãe, além do seu envolvimento com as causas sociais. “Cristiane é um exemplo inspirador de como podemos usar o nosso sucesso para transformar o mundo em um lugar melhor. Celebramos com muito orgulho e muita admiração o fato de que a Cristiane se tornou a primeira mulher a ocupar o espaço da presidência da Acib em mais de 100 anos. Essa sua conquista não só quebra a barreira de ser mulher, mas também destaca a sua capacidade de liderança, de visão para o futuro de Blumenau”, destacou, agradecendo a contribuição e dedicação dela para a cidade e o exemplo que ela proporciona para a cidade de rompimento de barreiras. Por fim, apresentou um vídeo com depoimentos de amigas e de familiares da homenageada.
A presidente da Acib, Cristiane Buerger, disse que foi uma honra ter sido homenageada pela Casa Legislativa, através da vereadora Silmara. Apontou que o trabalho voluntário e o envolvimento em causas sociais sempre fez parte da sua vida, lutando por um mundo melhor e por poder contribuir para uma causa. “O trabalho na Acib também é voluntário. A entidade trabalha com duas vertentes, uma que é focada nos associados e nos núcleos que apoiam o desenvolvimento econômico social da região e a outra é na parte institucional, estando ligada e apoiando algumas bandeiras da cidade, como nas áreas de infraestrutura e educação”, apontou que um terço da diretoria da Acib é feminina. Ela agradeceu o empenho da sua equipe de trabalho e também prestou agradecimento a sua família. Por fim, ela disse que esse momento vai ficar para sempre registrado em seu coração e apontou a honra que é poder estar à frente da associação empresarial, que vai completar 122 anos em novembro.
A professora do Colégio Shalom, Simone Cristine Fagundes Lulu, também foi homenageada pela vereadora, em virtude dos relevantes trabalhos na educação infantil. Silmara apresentou um breve currículo da professora, citando o inícios de seus estudos na área da educação, além de citar o trabalho voluntário quando realizava aulas de violino em ONGs da região. “Ela demonstra que a educação e a criatividade tem o poder de moldar e enriquecer vidas, de inspirar e capacitar gerações.  Ela merece esta homenagem seja por seu trabalho voluntário, suas ações de solidariedade ou pela forma como ela alegra todos, independente do motivo, nós prestamos essa homenagem a essa mulher, esposa e professora”, relatou, destacando o seu trabalho e a sua dedicação enquanto professora no ensino das crianças. Por fim, o marido e filhos da professora prestaram uma homenagem.
A professora Simone Cristine Fagundes Lulu agradeceu à vereadora Silmara pela honraria e também agradeceu a sua família. Contou que é professora há 18 anos, sendo 13 anos dedicados  ao Colégio Shalom, destacando que sua missão é ensinar. “Eu amo ensinar, sou apaixonada pela educação. Esse momento, com certeza, ficou guardado no meu coração. Fico muito grata e feliz de em meio a tantas mulheres importantes e com tanta relevância para a sociedade, eu também ter sido lembrada como professora, sendo que o trabalho do professor é tão escondido, dentro da sala de aula, mas estou representando a minha categoria com muito amor e alegria”, destacou.
Por fim, Silmara também entregou a honraria para a Panifício e Confeitaria Benkendorf, pelos 65 anos de fundação. A vereadora enalteceu a história e a tradição desta padaria em Blumenau, enfatizando que mais do que vender produtos, a padaria é um lugar que personifica a paixão pela culinária e ajuda a criar memórias na vida das pessoas. “Ao longo dos anos mantém firme seu compromisso de servir os melhores produtos de panificação, enquanto abraça a cidade”, destacou, lembrando do famoso pão com bolinho. Ela ainda compartilhou uma história pessoal que teve uma ligação com a padaria, quando ocorreu o falecimento do seu pai em 2022. Por fim, ela apresentou um vídeo com depoimentos de funcionários da padaria.
A representante da Panifício e Confeitaria Benkendorf, Isabeli Sausen da Silva, disse que sentiu muito orgulho em representar a padaria nesta solenidade. Apontou que é uma empresa familiar, voltada para o ensinamento do amor, da paciência e a atender o cliente com empatia. “Nós não sabemos a situação em que o cliente está passando, por isso nós damos o nosso melhor ao prestar o atendimento aos clientes”, enfatizou, lembrando do fundador da padaria, Helmuth Benkendorf e família. “A empresa é administrada pelos três filhos do seu Helmuth, que  cuidam de seus funcionários com muito amor, carinho e dedicação”, enfatizou, agradecendo a comunidade blumenauense.
O vereador Adriano Pereira propôs a moção de louvor que prestou homenagem ao Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) de Blumenau por suas notáveis 25 edições. Nesse contexto, ele ressaltou o histórico de contribuições que o Fenatib tem oferecido à cena cultural de Blumenau desde o seu início em 1997, lembrando das primeiras edições. Lembrou que por duas ocasiões participou do festival enquanto agente cultural. Também falou da realização do festival durante a pandemia do coronavírus. “Hoje, na vigésima quinta edição, queremos parabenizar todos envolvidos na organização, apoio e participantes. Observamos cada vez mais o crescimento da cultura teatral blumenauense, graças a esse Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens.”, parabenizou, destacando o impacto e a relevância do Fenatib.
A idealizadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, recebeu a moção das mãos do vereador, destacando o trabalho em conjunto que o Fenatib realiza em prol da cultura e destacando o empenho dos envolvidos que possibilitou que o festival pudesse sempre acontecer. “O Fenatib hoje representa um olhar para a história construída ao longo destes 25 anos, graças ao empenho e motivação de inúmeros profissionais e voluntários, que compreenderam e compreendem a importância desse evento, estabelecendo a cada edição, através da cooperação e da ação de esforços simultâneos, um ambiente profundo de sinergia entre os grupos participantes, convidados e os pequenos espectadores”, disse, agradecendo a homenagem do vereador e da Câmara de Vereadores.
O vereador Adriano Pereira também foi o proponente da moção de louvor que prestou merecida homenagem ao Rotary Club de Blumenau Oeste, em reconhecimento aos seus significativos serviços prestados à comunidade de Blumenau. Durante a sua fala, ele enfatizou a importância dos serviços humanitários e sociais que essa entidade tem desempenhado na cidade de Blumenau e citou algumas ações realizadas. “É fundamental essa presença dos Rotarys na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso país, pois fazem a diferença na vida de milhares de pessoas”, destacou, citando os muitos trabalhos promovidos pelo Rotary Club em Blumenau e no resto do país.

A presidente do Rotary Club de Blumenau Oeste, Marlies Maike Müller, recebeu a moção das mãos do vereador, trazendo destaque aos trabalhos realizados pelo Rotary Club de Blumenau Oeste para com a comunidade de Blumenau, citando alguns projetos desenvolvidos recentemente pelo Rotary Club de Blumenau Oeste. “Realizamos testes de acuidade visual nos alunos de escolas públicas municipais de Blumenau, com o objetivo de identificar problemas oftalmológicos, conseguindo encaminhamento para consulta e tratamento, em parceria com a Secretaria municipal de Educação e a Secretaria de Promoção da Saúde. Durante a pandemia, nós realizamos testes de Covid-19 em internos e nos funcionários de 20 casas asilares de Blumenau, quando não havia esse material disponível ainda, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, tendo todos os materiais e EPIs sendo doados pelo Rotary Internacional” disse, citando outras ações e também agradecendo a homenagem do vereador.

Fonte: CMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*