Uma nova determinação na lei de Licitação e Contratos indica que, a partir de 2024, somente empresas adeptas da metodologia BIM (Building Information Modeling) poderão participar de licitações públicas. Para disseminar as vantagens da ferramenta e a importância dela no setor construtivo nacional, o Sebrae/SC, o CREA-SC e o programa Conexão BIM estão realizando a Liga BIM Prefeituras SC, um road show pelas principais cidades do estado.
“O BIM precisa ser melhor difundido, pois sua prática agrega inúmeros benefícios à construção civil. É uma ferramenta sustentável, que impulsiona o segmento construtivo trazendo assertividade e redução de custos, seja para a construtora, seja para a administração pública”, comenta Késia Alves, engenheira civil e consultora de implementação do programa Conexão BIM.
Blumenau será o quarto município a sediar o evento. O encontro gratuito ocorre dia 9, em dois momentos: de manhã voltado para empresários e de noite direcionado para gestores públicos de toda a região. As inscrições devem ser feitas no link. Podem participar quaisquer empresários ligados à construção civil e estudantes da área.
De maneira geral, a metodologia BIM é uma ferramenta digital que reúne dados sobre cada etapa de uma obra, oferecendo maior visibilidade sobre os trabalhos que estão sendo executados, além de garantir tomadas de decisões mais seguras.
“O Sebrae/SC tem uma preocupação muito intensa em garantir melhores práticas de mercado e dar respaldo às ações do poder público no sentido de oferecer instrumentos que viabilizem a participação das empresas locais no desenvolvimento econômico. Trazer ao setor da construção civil mais detalhes sobre os benefícios do BIM é uma maneira de incentivar os empresários a se apropriarem de inovação nos seus processos, com vistas em melhores resultados”, destaca Fernanda Rosa, analista de negócios do Sebrae/SC.
Serviço
O que: Road Show Liga BIM Prefeituras SC
Data: 09 de novembro de 2023
Horário: 9h às 12h
Local: Sebrae Blumenau (rua XV de Novembro, 1466, Centro)
Fonte: Trevo Comunicação
Seja o primeiro a comentar