É tradição na política eleitoral. Partido grande que não mostra ambição na pré-campanha não entusiasma a militância.
Foi o que aconteceu durante o encontro regional do PP, realizado neste sábado em Blumenau. Havia a expectativa de uma filiação de Mário Hildebrandt (Podemos), que não se concretizou, e então o senador Esperidião Amin lançou o nome do presidente da Câmara para tentar suceder o atual prefeito.
Um pouco antes de começar o evento, entrevistamos o senador e questionei sobre a eventual filiação de Hildebrandt, que estava sendo costurada pelo próprio senador e por Almir, presidente do PP local e coordenador regional.
“Estou preocupado em filiar quem pode ser candidato em 2024”, disse Amin do alto de sua experiência política.
Hildebrandt esteve no evento, acompanhado da vice Maria Regina Soar (PSDB), sua candidata à sucessão. Falou da afinidade da administração com o PP em Blumenau e destacou que pretendia manter esta sintonia na campanha eleitoral, saindo pela tangente.
Um pouco antes, o vereador de Indaial conhecido como Batata, em sua fala fez a pergunta que muitos queriam, mas ficou sem resposta, além dos sorrisos amarelos.
Penúltimo a falar, Esperidião Amin destacou a sintonia do partido com o Vale do Itajaí – ele era o governador nas enchentes de 1983 e 1984 -, da importância de ocupar os espaços políticos e deu a missão para Almir ser o candidato da sigla à sucessão de Mário.
Almir é candidato à sua reeleição. Já havia colocado o nome a disposição para majoritária, mas sabe que suas chances de ocupar um espaço são pequenas e imagino que prefira o caminho mais seguro.
No ato, que contou com a presença de lideranças regionais e estaduais, o PP de Blumenau fez a filiação simbólica do também vereador Cezar Campesatto, hoje no União. Ele assinou ficha e tudo, mas a troca de partido só deve acontecer em abril de 2024, quando acontece a janela partidária para vereadores eleitos em 2020.
O PP de Blumenau vem com nominata forte para à Câmara Municipal, com possibilidades reais de eleger dois. Mas novamente não deve ter um candidato a prefeito, fato que nunca aconteceu com este nome. O último foi Wilson Wan-Dall, em 1996, então pelo PPB.
Na política , a verdade de hoje , necessariamente não é a verdade de amanhã ….ou a mentira , na política , verdade e mentira tem o mesmo peso, depende da situação.