Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias vai condecorar professores e iniciativas inovadoras na literatura

Imagem: divulgação

Reconhecer e valorizar ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura. Este é o objetivo do Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. A solenidade de premiação acontece nesta sexta-feira (17), às 15h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Timbó.

O Prêmio é inédito na região e vai premiar professores que desenvolveram projetos inovadores nas áreas do livro, leitura e literatura em escolas públicas municipais e bibliotecas. Serão premiados com tablet, hospedagem de final de semana no Vale Europeu, medalha e certificado o primeiro lugar em cada uma das categorias Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais e Bibliotecas.

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, explica que o Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias visa ainda difundir metodologias que possam ser compartilhadas e compartilhar as iniciativas que ampliam o acesso à leitura.

No primeiro lugar de cada categoria estão professores cujas iniciativas foram aplicadas em escolas de Brusque, Blumenau, Rio dos Cedros e Indaial. Demais municípios da região ficaram em segundo ou terceiro lugar com boas práticas.

O julgamento dos projetos inscritos foi feito por uma Comissão Especial de Avaliação, que considerou critérios técnicos como clareza, viabilidade, capacidade de articulação, impacto cultural e social para a comunidade atendida pelo projeto. Além disso, receberam pontuação projetos que tiverem transversalidade, potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.

“Temos em nossos municípios exímios profissionais que colaboram para a qualidade do ensino e para a formação de nossos estudantes. É justo reconhecermos o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado com dedicação”, ressalta o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

O Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias é uma promoção da Amve e do Cimvi por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura.

Veja abaixo os vencedores

Categoria Bibliotecas

1º lugar: Thiago Alessandro Spiess – EEF Dr. Carlos Moritz – Brusque/SC
2º lugar: Steffanie Carvalho de Andrade Jung – EEBM Profª Noemi Vieira Campos Schroeder – Pomerode/SC

Categoria Educação Infantil

1º lugar: Janainna da Silva Rezende – CEI Hilca Piazeira Schnaider – Blumenau/SC
2º lugar: Salete Aparecida Jastrach – UEI Pinguinho de Gente – Indaial/SC

Categoria Fundamental Séries Iniciais

1º lugar: Marcela Conti Kannenberg – EMEF Prefeito João Floriani – Rio dos Cedros/SC
2º lugar: Sônia Regina Schmitt Rainert – Grupo Amigas da Leitura – Gaspar/SC
3º lugar: Graziela Boaszczyk Dalcastagner – ERM Cesário Régis – Guabiruba/SC

Categoria Fundamental Séries Finais

1º lugar: Patricia Regiane Tomaselli – EBM Arapongas – Indaial/SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*