O vereador Cezar Campesatto (União) protocolou um projeto para proibir manifestações populares junto ao desfile cívico-militar do dia 7 de setembro em Blumenau. Na verdade, é para proibir o tradicional Marcha dos Excluídos, que existe há mais de 25 anos no Brasil e há pelo menos 15 anos aqui na cidade.
Neste ano, a manifestação ganhou uma proporção diferente, pela manifestação de políticos do campo da direita, incomodados com o movimento, inclusive com manifestações preconceituosas, relembre aqui.
Segundo o vereador, a lei tem três objetivos.
I – promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo, a cidadania e o respeito ao evento do desfile cívico-militar, exclusivamente como forma apartidária de celebrar a data da Independência do Brasil;
II – garantir a segurança da circulação de veículos e pedestres no horário e local determinados pelo poder público municipal;
III – garantir e reforçar a segurança das crianças e adolescentes que participam do desfile cívico-militar do dia 7 de setembro.
Interessante é o argumento usado na justificativa do projeto pelo vereador, que também é advogado. Como ele bem lembra, a Constituição Federal diz que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”. A Marcha sempre aconteceu antes ou depois do desfile cívico-militar, de forma pacífica, sem relatos de algum conflito.
Mas Cezar Campesatto usa o Código Nacional de Trânsito para justificar sua proposta. “Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”, publicou no projeto.
E conclui.
O dia 7 de setembro é apartidário e representa a independência do nosso país. O desfile cívico-militar é a celebração que exala a toda nação a soberania de um povo convicto no idealismo constante de liberdade.
Ocorre que a realização de manifestações populares, principalmente de cunho ideológico e/ou partidário na mesma data e local determinados pelo município podem certamente desvirtuar o objetivo maior do desfile cívico-militar que é a celebração da Independência do Brasil.
O vereador Cezar Campesatto é mais um político defensor da “liberdade”, que quer proibir manifestações contrárias ao pensamento dele.
O projeto foi protocolado neste dia 23 e ainda precisa passar pelas comissões.
O União Brasil, ao invés de unir o povo brasileiro, faz o contrário, prega a desunião, o ódio através de seus parlamentares em todo o Brasil e inclusive aqui em Blumenau. Lamentável!
Não esperava uma atitude desta do Vereador Campesatto.
Vereador, a cidade está passando por momentos difíceis com enchentes, famílias passando necessidades. Os moradores de rua o Senhor tem algum projeto?
Barbaridade. Barbaridade. Retrocesso.
Nosso excelentissimo vereador, poderia propor uma data EXCLUSIVA para os “excluídos”… Pois o desfile civico, tradicional, ocorre há mais de 70 anos aqui na nossa cidade.
https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-desfile-7-setembro-de-194884